quarta-feira, 6 de março de 2013

Copa Libertadores de América: Grêmio repete 2003, chega a melhor ataque e crê na 'vocação' de Barcos


06/03/2013 11h05 - Atualizado em 06/03/2013 11h05

Tricolor não marcava quatro gols num jogo do torneio há dez anos e ainda superou o Galo em números absolutos nesta edição

Por Lucas RizzattiPorto Alegre
89 comentários
grêmio caracas arena libertadores pirata barcos gol (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Ataque do Grêmio é destaque nesta Libertadores
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Foram duas vitórias consecutivas. Ambas por goleada. Mais do que apagar a má impressão da estreia, na derrota para o Huachipato, as vitórias sobre Fluminense e Caracas elevaram o Grêmio ao posto de melhor ataque da fase de grupos da Libertadores após a rodada da noite de terça-feira. Mais do que um luxo, a fartura de gols é encarada como um trunfo para garantir a melhor colocação possível ao final dessa etapa.
Desde 2003, na vitória sobre o Peñarol por 4 a 1, o Grêmio não marcava quatro vezes numa partida de Libertadores. Há quase dez anos, portanto. O que voltou a ocorrer diante do Caracas, mesmo placar. Com oito gols em três partidas, o Tricolor passou, em números absolutos, o Atlético-MG, que, pela média, ainda é superior, pois ainda não fez seu terceiro confronto - será na quinta, contra o The Strongest (veja quadro abaixo).
clubesgolsjogosmédia
Grêmio832,6
Atlético-MG723,5
Olimpia632
Nacional522,5
 
jogadoresgolsjogosmédia
Barcos331
Zé Roberto230,6
Vargas130,3
André Santos130,3
Werley120,5
O presidente Fábio Koff se entusiasmou. Principalmente com Barcos, centroavante contratado na última hora do Palmeiras e que tem um gol por jogo no torneio continental (três, no total).
- O Barcos tem a vocação para o gol. Ele e o Vargas estão justificando o nosso sacrifício e já se tornaram ídolos da torcida - comemora o dirigente, para destacar o valor prático de tantos gols: - O saldo de gols pode decidir as duas vagas, pela pequena diferença de pontos no grupo.
A "vocação" em fazer gols também leva Vanderlei Luxemburgo a crer que isso se transformará numa rotina. O técnico espera aprimorar a marcação e os movimentos de defesa. Bem guarnecido na defesa, entende que o ataque resolverá o placar ao natural.
- Quando se tem um time de qualidade, a maior dificuldade é marcar. Se fizer isso, a qualidade aflora. A nossa técnica vai ser diferente. Vamos fazer gol, como foi hoje - acredita.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos seis pontos, mesma pontuação do Fluminense. No entanto, a equipe de Vanderlei Luxemburgo está na frente pelo saldo de gols (cinco contra menos um). O Grêmio está de folga nesta quarta-feira. Retoma os trabalhos na quinta. Na próxima terça-feira, enfrenta o Caracas, na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário