terça-feira, 7 de maio de 2013

Guaporé/RS: 'Já ganhei meu presente', diz mãe que recuperou filho no Uruguai


07/05/2013 15h08 - Atualizado em 07/05/2013 15h28

Menino de 4 anos foi sequestrado pelo pai e levado para Montevidéu.

Alessandra Spiller vai passar Dia das Mães em Guaporé, na Serra gaúcha.

Do G1 RS
Comente agora
O menino de quatro anos que foi sequestrado pelo pai italiano e levado ao Uruguai já está em casa, no município de Guaporé, na Serra do Rio Grande do Sul. Ele passou quase 20 dias emMontevidéu e precisou esperar por uma decisão da Justiça do país vizinho para voltar ao Brasil junto com a mãe. Alessandra Spiller não esconde a alegria de poder retomar a vida ao lado do filho.
"Já ganhei meu presente do Dia das Mães. Vou passar aqui em Guaporé, com meu filho e minha mãe. Não preciso de mais nada", disse Alessandra.
O drama de Alessandra e do filho começou quando o pai do menino de 4 anos não entregou a criança após uma visita. A polícia de Guaporé foi avisada, mas o homem já havia fugido de carro para o Uruguai, de onde pretendia embarcar com o filho para a Itália. Os dois foram localizados no dia 15 de abril pela Interpol. A mãe teve que lutar na Justiça para recuperar o menino. O pai foi preso e ela obteve autorização para ficar com a criança no país vizinho. Mas era preciso esperar por uma decisão judicial, já que o ex-marido entrou na justiça uruguaia com pedido de guarda do menor.
menino; sequestrado; criança; guaporé; uruguai; montevidéu; uruguai (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)Alessandra ganhou na Justiça direito de voltar com o filho para o Brasil (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
De acordo com Alessandra, a primeira noite do menino no retorno para a Serra foi bastante tranquila. Três semanas depois de ter sido levada pelo pai, a criança conseguiu dormir bem.
"Foi a noite mais tranquila dele desde que eu o peguei pela primeira vez no Uruguai. Lá ele tinha um sono agitado e esta noite dormiu bem tranquilo. Agora ele está se sentindo em casa", revelou a mãe.
Preocupada com as consequências psicológicas da situação enfrentada pelo filho, ela pedirá a guarda permanente da criança. Nos próximos dias conversará com a advogada para ver como deve proceder.
"Eu vou ser bem sincera. Lá eu estava em outro mundo. Meu único pensamento era voltar para casa. Agora vou começar a ver. Vou conversar com minha advogada. Terá uma audiência. Não existe mais uma lógica de dar a guarda compartilhada", revelou Alessandra.
Alessandra e o ex-marido se conheceram na Itália. Com a crise europeia, em fevereiro do ano passado, o casal decidiu voltar a viver no Brasil. Os dois se separaram pouco depois e, desde então, o pai do garoto vinha ameaçando levá-lo, segundo a mãe. Ele tinha autorização judicial para ver a criança, desde que deixasse o passaporte no Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário