Quando definimos o tipo de associação entre duas tabelas, na realidade estamos definido quais registros serão selecionados em uma consulta.
Para definir o tipo de associação dê um clique no botão Tipo de Junção, que se encontra na janela de Relacionamentos e a tela abaixo será mostrada.
Como podemos ver no desenho acima, existem três tipos de associações:
1. Selecionar, nas tabelas ALFA e BETA relacionadas somente os registros onde os campos associados forem iguais associados.
O tipo de associação padrão seleciona somente aqueles registros das tabelas ou consultas associadas que possuem os mesmos valores nos campos associados. Quando os valores são os mesmos, a consulta combina os dois registros coincidentes, exibindo-os como um registro nos resultados da consulta. Se uma tabela não tiver um registro correspondente na outra tabela, esse registro não aparecerá nos resultados da consulta.
2. Selecionar, nas tabelas associadas todos os registros da tabela mãe e, da tabela filha, somente os registros associados com a tabela mãe;
3. Selecionar, nas tabelas associadas todos os registros da tabela filha e, na tabela mãe, somente os registros associados com a tabela filha.
Nota 1: A forma de associação pode ser modificada na estrutura da consulta, como será mostrado adiante. Para efetuar esta modificação basta dar um duplo clique na linha que liga as duas tabelas.
Nota 2: O tipo de relacionamento, somente pode ser modificado no quadro de relacionamentos. Para efetuar esta modificação basta dar um duplo clique na linha que liga as duas tabelas.
Nota 3: Se no relacionamento houver imposição de integridade referencial, a última opção nunca será verdade.
DICA: Para excluir um relacionamento, basta dar um clique na linha que liga as duas tabelas e pressionar a tecla Delete.
Veja como as tabelas Cadastro de Funcionários e Endereços ficam relacionadas:
Até a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário