sábado, 26 de março de 2016

Vídeos Incríveis: Ataques de Tubarão Inacreditáveis




Os maiores ataques de tubarão que acabaram de forma inesperada!

Das 400 espécies de tubarão que habitam os oceanos, 33 espécies já atacaram comprovadamente o homem. E destas 33, apenas 18 encontram-se em registros de ataques não provocados, embora este número desça para 3 espécies se considerar apenas o último século.

A maioria das espécies só ataca um ser humano quando acredita que o seu território será invadido, tal como faria com outro tubarão. Das 1848 ocorrências documentadas de ataques não provocados ao homem, 75% não estava relacionada com a alimentação, mas sim com este fator.

Ataques de tubarão 

Tubarão-branco é o tubarão mais assustador, mas ataques à humanos são muito raros.

As três espécies potencialmente perigosas para o homem são o Carcharodon carcharias (tubarão-branco) - tornado famoso em 1975 pelo filme Tubarão de Steven Spielberg -, Carcharhinus leucas (tubarão-touro ou tubarão cabeça-chata) e Galeocerdo cuvier (tubarão-tigre).

A biologia e os hábitos destas três espécies têm sido extensivamente estudados. Entre si, apresentam dietas, estratégias de caça e padrões de comportamento distintos.

A interação entre o homem e o tubarão, só acontece quando o homem nada ou surfa nas águas costeiras. Uma grande percentagem dos ataques não provocados deve-se a um erro de identificação, que pode ocorrer em animais mais jovens, condições de baixa visibilidade - como águas escuras ou turvas, períodos da alvorada e crepúsculo -, ou em ambientes de água agitada.

1 - Tubarão ataca pescador em alto mar
2 - Tubarão ataca câmera de mergulhador
3 - Tubarão ataca mergulhador que foi salvo por sua lança
4 - Tubarão martelo atacou o peixe de grupo de pescadores
5 - Homem é surpreendido por tubarão enquanto mergulha no porto de Sydney 
6 - Mergulhador é atacado enquanto beijava um pequeno tubarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário