quarta-feira, 1 de junho de 2016

Santa Maria / RS: Ex-vereador de Santa Maria é preso por extorquir dinheiro de ex-assessores

Recluso31/05/2016 | 18h07Atualizada em 31/05/2016 | 20h54

João Carlos Maciel cumpre pena em regime semiaberto desde a noite de segunda-feira 

Ex-vereador de Santa Maria é preso por extorquir dinheiro de ex-assessores  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS
O ex-vereador e ex-apresentador de programa de rádio, João Carlos Maciel, está cumprindo pena desde a noite de segunda-feira no Instituto Penal de Santa Maria (antigo albergue), em Santa Maria. A prisão é decorrência de uma condenação de 2015. 
Na época, o Tribunal de Justiça fixou pena de seis anos e oito meses de prisão inicialmente em regime semiaberto a Maciel, que foi condenado por receber, de forma irregular, parte dos salários de três dos seus assessores em 2009, quando ele era vereador pelo PMDB. 
Conforme denúncia do MP, os assessores eram "coagidos a contribuir com o programa Caminhão da Solidariedade, sob pena de serem demitidos". A prisão veio agora após decisão da Vara de Execuções Criminais pelo cumprimento da sentença proferida pelo TJ.
Maciel passou a primeira noite preso ainda na última segunda-feira. Ele se apresentou pouco depois das 18h e, conforme o advogado dele, Mario Cipriani, o ex-vereador está indignado e revoltado com a situação. A defesa de Maciel trabalha para reverter a condenação. Para isso, já foi apresentado um recurso junto ao STJ, que ainda aguarda para ser julgado.
Após perder o mandato em dezembro do ano passado, quando foi cassado pelos colegas de vereança por quebra de decoro parlamentar, Maciel, foi demitido, em fevereiro deste ano, da Rádio Medianeira, por justa causa.
Maciel apresentou carta de trabalho
O radialista apresentou uma "carta de trabalho", o que lhe garante que ele tenha de dormir no Instituto Penal. Maciel precisa se apresentar sempre até as 19h e é liberado às 6h do dia seguinte. 
Como a carta de trabalho é válida apenas de segunda a sexta-feira, Maciel terá que ficar recolhido na casa prisional aos finais de semana e, inclusive, nos feriados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário