quarta-feira, 6 de julho de 2016

Professor Zé Rilho (Sociologia): FILOSOFIA GRECO - ROMANO

Professor Zé Rilho (Sociologia / Filosofia)


Estoicismo – Diziam dos filósofos que permaneciam próximo a estoa (portais) das cidades gregas e desta forma ficaram conhecidos como estóicos. Estes pensadores também buscavam a ataraxia através de uma vida em consenso com a razão e com a natureza.

Viver conforme os ditames da razão. A morte é certa e inevitável e para estes autores a única fonte de preocupação. Porém não há nada o que se fazer em relação à morte, daí, portanto o melhor é eliminar as preocupações tolas do corpo, eliminando as paixões e buscando a razão.

Epicurismo – Filosofia iniciada por Epicuro ou também conhecida por Jardins, uma vez que seus adeptos permaneciam nos jardins da cidade. Esta filosofia é marcada pela busca do prazer. Um corpo que tem prazer necessariamente não possui mal algum que o aflija, ou perturbação na alma. A busca pelo prazer leva a ataraxia. Os prazeres defendidos são sempre aqueles que trazem bem-estar ao corpo e nunca após a sua consolidação algum tipo de insatisfação ou preocupação. Há
prazeres do tipo necessários que são os prazeres que o corpo precisa, como a alimentação. Há prazeres contingentes que podem ser saciados algumas vezes, como boas bebidas e roupas caras. E finalmente prazeres vaidosos que são adquiridos na política ao impor vontades ou impor a execução de ordens.
Esses prazeres nunca podem ser saciados, pois, despertam o que há de pior na alma humana. Após esse período, com o fim dos grandes impérios antigos, a religiosidade ganha expressão e passa também a influenciar a filosofia desenvolvida no período.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário