Santana do Livramento, na fonteira, encerrou o racionamento de água.
Nível de barragem em Bagé neste mês é maior que em fevereiro de 2011.
Comente agora
A chuva que vem caindo em fevereiro no Sudoeste do Rio Grande do Sul vem ajudando a resolver os problemas no abastecimento de água em parte dos municípios. Em Santana do Livramento, foi encerrado o corte de água de nove horas diárias na cidade. Em Bagé, a alta no nível da Barragem da Sanga Rasa, uma das principais da cidade, causa otimismo, e em Uruguaiana a elevação no nível do Rio Uruguai é visível. No Norte e no Noroeste do estado, no entanto, a situação segue complicada.
Em Bagé, onde há racionamento de 12 horas por dia, chove mais neste mês do que no mesmo período do ano passado. Já em Santana do Livramento, a chuva encerrou o corte de água de nove horas diárias na cidade.
De acordo com o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), choveu 166 mm em fevereiro no município. Deste volume, 113 mm foram registrados nos primeiros 15 dias do ano. Já em fevereiro de 2011 choveu apenas 74 mm. Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, o mês de fevereiro é o mais chuvoso no município desde julho de 2010.
O aumento no volume de chuva se reflete no nível de água da Barragem da Sanga Rasa, a principal fornecedora de água do município. Em fevereiro de 2011, ela estava mais de nove metros abaixo do normal. Agora, está pouco mais de quatro metros abaixo do nível. Mesmo com a melhora em relação ao ano passado, a Prefeitura prossegue o racionamento.
O nível do Rio Uruguai, em Uruguaiana, também teve uma elevação considerável. De acordo com a Defesa Civil e da Delegacia Fluvial do município, o rio subiu de 66 centímetros no mês passado para mais de dois metros neste mês.
A chuva, no entanto, segue escassa no Norte e no Noroeste do estado, as regiões mais afetadas pela estiagem. Segundo a Defesa Civil do estado, 347 municípios em situação de emergência devido ao clima. Desde as 21h desta quarta-feira (22), o município de Ronda Alta, no Noroeste, adotou o racionamento de água. A cidade foi dividida em duas regiões, que alternam o abastecimento de 12 em 12 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário