Em matemática, mais especificamente em teoria dos conjuntos, o conjunto vazio é o único conjunto que não possui elementos.
Dizemos que o seu tamanho (ou "cardinalidade") é...
ZERO!
Em algumas teorias de conjuntos, a sua existência é "postulada" (deduzida sem demonstração ou comprovação prática) mediante o "axioma" (princípio evidente, que não precisa ser demonstrado ou comprovado) do conjunto vazio; em outras é deduzida.
Um termo alternativo para o conjunto vazio, porém inadequado, é o conjunto nulo, que possui, em teoria da medida, um significado técnico não equivalente.
Realmente o conjunto vazio é por definição de medida, um conjunto de medida nula, mas é o único conjunto de medida nula sem elementos.
Uma notação (escrita; forma de escrevê-lo) bastante comum é { }. Repare que nesse caso; nada dever ser escrito entre as chaves. Do contrário não será "Conjunto Vazio".
Outra notação; igualmente comum é...
Esta "notação" (forma como deve ser escrita) foi introduzida pelo grupo Bourbaki (especificamente por André Weil), em 1939 e são inspiradas na letra Ø letra do alfabeto dano-norueguês e não possuem qualquer relação com a letra grega Φ (observe a mínima diferença de traçado).
Outras notações para o conjunto vazio, menos frequentes, são...
Λ e o 0
Até a próxima "Bazinga"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário