segunda-feira, 27 de outubro de 2014

C.A.P.'s (Cursos Abertos Profissionalizantes): Logística Básica: 2 - LOGÍSTICA INTEGRADA



De acordo com um processo evolutivo, chega-se à logística Integrada, que é fundamentalmente a integração entre fornecimento de matérias primas, produção e distribuição de produtos.

A figura 2 ilustra essa concepção da logística integrada. Os principais acontecimentos econômicos e tecnológicos que influenciaram a logística, tornando-a mais complexa, foram:

Melhoria do nível de serviços aos clientes

O serviço ao cliente implica a implementação do conceito integrado de administração logística para proporcionar a satisfação do cliente ao menor custo.

Mudanças no ambiente competitivo e no estilo de trabalho vêm tornando clientes e consumidores cada vez mais exigentes. Isto se reflete em demanda por níveis crescentes de serviços logísticos. A forte pressão por redução de estoques vem induzindo clientes para compras mais freqüentes e em menores quantidades, com exigência de prazos de entrega cada vez menores, livres de atrasos ou erros.

Tecnologia da Informação - TI

Em 1960, um carro médio custava, nos Estados Unidos, era vendido ao preço de um carro. Hoje, um computador custa R$ 1.500,00 contra R$ 15.000,00 do carro.

Esta significativa redução nos custos possibilitou o desenvolvimento e a implementação de sistemas de informações que integram toda a cadeia, que vai desde os fornecedores até o cliente final, fazendo um controle integrado de matérias primas, pedidos, produtos acabados e semi acabados, etc.


A exploração da Logística como arma estratégica é o resultado da combinação de sua crescente complexidade, com a utilização intensiva de novas tecnologias. Na base dessas novas tecnologias está a revolução da Tecnologia de Informações.

Algumas das principais aplicações de TI para a gestão logística podem ser classificadas em dois grupos:

Software: conjunto de programas utilizados para a execução de determinadas tarefas. Dividem-se em três categorias:

01) Programas de Sistema operacional, copiadores e montadores e Programas aplicativos.

02) Roteirizadores, WMS (Warehouse Management System), GIS (Geographical Information System), MRP (Manufacturing Resource Planning), ERP (Enterprise Resource Planning), DRP (Distribution Resource Planning), EDI (Eletronic Data Interchange), Previsão de Vendas, etc.

03) Hardware: é a máquina física e seus componentes, incluindo memória principal, dispositivos de E/S, canais de E/S, dispositivos de armazenagem de acesso direto e CPU. Microcomputadores, Palmtops, Coletores de Dados, Rádio Freqüência, Transelevadores, Computadores de Bordo, etc.


Combinadas, essas aplicações de tecnologia permitem otimizar o projeto do sistema logístico e gerenciar de forma integrada (sistêmica) e eficiente seus diversos componentes, ou seja, estoques, armazenagem, transporte, processamento de pedidos, tudo interligado com compras, produção e vendas. Na medida em que as novas tendências econômicas tornam a Logística mais complexa e potencialmente mais cara, cresce a importância das tecnologias de informação, como uma ferramenta fundamental para o gerenciamento.

Expansão do número de produtos:

É cada vez maior o número de produtos de qualquer natureza que chegam ao mercado diariamente. Este aumento implica uma complexidade cada vez maior dos sistemas de controles e de entrega a ponto - de - venda. A administração logística, com o uso dos sistemas informatizados, permite que os produtos possam cumprir as funções estabelecidas pelo Marketing, que é de estarem no lugar certo, na hora certa, na condição desejada e ao menor custo.

Para onde quer que se olhe, ela está presente. Do tênis aos automóveis, passando pelos produtos eletrônicos, vestuário, alimentos, higiene e limpeza, a proliferação de produtos é inquestionável. O impacto sobre a logística não poderia ser maior.

Aumento no número de insumos e de fornecedores, maior complexidade no planejamento e controle da produção, maior dificuldade para o custeio dos produtos; e para planejar e controlar os estoques, maior dificuldade na previsão de vendas.

Tudo isto refletindo em maiores custos e dificuldade logística.

Globalização - Acirramento da concorrência

Numa economia aberta, empresas de diversas partes do planeta passam a disputar o mercado que antes era dominado por empresas locais. Novas empresas surgem, trazendo vantagens competitivas: menor preço, prazo de entrega, qualidade e outros benefícios.

As implicações desse fenômeno para a logística são várias e importantes. Aumentam o número de clientes e os pontos-de-venda, crescem o número de
fornecedores e os locais de fornecimento, aumentam as distâncias a serem percorridas e a complexidade operacional, envolvendo legislação, cultura e modais de transporte.

Aumento do número de pontos de vendas

Expansão do comércio, vendas de produtos que tradicionalmente eram vendidos somente em locais bem definidos passam a ser vendidos em farmácias, postos de gasolina, etc.

Sistemas especiais de roteirização são desenvolvidos para se fazer o trajeto mais rápido e econômico.

Custo do capital e aumento das incertezas econômicas

Aumento do custo do dinheiro e dificuldades na sua obtenção implicou um melhor dimensionamento dos estoques de matérias primas, produtos semi-acabados e produtos acabados.

A crescente troca de bens e serviços entre as nações aumentou substancialmente a interdependência e volatilidade econômica. Mudança de câmbio, recessão, desemprego, juros altos, aumento do preço do petróleo são fatores de incerteza no âmbito da economia de um país.

O aumento da incerteza econômica cria grandes dificuldades para a previsão de vendas e o planejamento de atividades.

Força dos grandes atacadistas e varejistas

Os grandes atacadistas possuem um forte poder de negociação, forçando a baixa dos preços das indústrias. Por outro lado, devido ao seu enorme potencial para otimização do canal de distribuição, conseguem competir com a própria indústria, distribuindo produtos similares a preços inferiores.

Ciclos de vida dos produtos

Os ciclos de vida estão cada vez mais curtos, como conseqüência direta da política de lançamentos contínuos e mais rápidos de novos produtos. Os novos produtos tendem a tornar obsoletos produtos antigos diminuindo, portanto seu ciclo de vida.

que temos observado em muitos mercados é o efeito das mudanças da tecnologia e da demanda do consumidor, que se combinam para produzir mercados mais voláteis em que um produto pode ficar obsoleto quase tão logo seja lançado. 

Exemplos desse fenômeno podem ser encontrados nos setores de informática e vestuário. O prazo médio entre lançamentos de modelos de computadores pessoais é de quatro meses. Cada novo modelo gera obsolescência tecnológica nos modelos antigos.

Como conseqüência, os estoques que se encontram no canal de distribuição perdem valor imediatamente, e precisam ter seus preços remarcados. Portanto, manter estoque de computadores no canal representa um grande risco financeiro, pois o preço de venda pode se tornar menor que o preço de aquisição.

ENTENDENDO O CONCEITO DE LOGÍSTICA INTEGRADA

Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema no qual os componentes são interligados e interagem entre si de forma coordenada, com o objetivo de atender aos níveis de serviços estabelecidos pelos clientes ao menor custo. Um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem, em princípio, efeito sobre outros componentes do mesmo sistema.

A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva à otimização de todo o sistema. Vejamos, por exemplo, o resultado de uma política cujo objetivo seja minimizar o custo do transporte, independentemente dos outros componentes.

Tal objetivo poderia ser alcançado mediante uma política de consolidação de cargas, que teria efeitos negativos sobre a quantidade de estoque e sobre os prazos de entrega que ficariam dilatados. Uma alternativa poderia ser a utilização de um modal mais barato, mas que em compensação seria mais lento e menos confiável, resultando, portanto num nível inferior de serviço, obrigando o cliente a trabalhar com um maior nível de estoque de segurança.

Da mesma maneira, uma política voltada para a minimização do custo de compras pela aquisição de grandes lotes resultaria num aumento de custos de armazenagem e de estoques.

Um exemplo perfeito de logística integrada é o próprio corpo humano, onde todos os órgãos funcionam de maneira sincronizada, fazendo as devidas compensações na medida em que são exigidos.

Portanto, para alcançar o equilíbrio, torna-se necessário conseguir, ao mesmo tempo, redução de custos e melhoria do nível de serviço ao cliente. A busca simultânea desses dois objetivos quebra um paradigma de que melhores níveis de serviços implicam necessariamente maiores custos. As empresas que conseguem alcançar a excelência logística tendem a quebrar esse paradigma.

O que lhes permite alcançar tal feito é um conjunto de características cuja lista é apresentada a seguir:

• Sucesso do cliente
• Integração interna
• Integração externa
• Processos baseado no tempo
• Sistemas de mensuração
• Benchmarking

A primeira dimensão listada está relacionada com a forma como a empresa enxerga seu relacionamento com os clientes. As empresas excelentes em logística entendem que seu sucesso depende do sucesso de seus clientes.

Dentro dessa visão, as empresas que buscam a excelência logística se esforçam para conhecer o negócio de seus clientes, a fim de prestar um serviço customizado que contribua para o sucesso dos mesmos.

Um exemplo de empresa que adota esta filosofia é a Souza Cruz, que mantém uma base de dados sobre vendas e estoques de cada um de seus clientes e utiliza um modelo de previsão para fazer sugestões sobre a quantidade a ser pedida de cada um de seus produtos.

Nesse caso, a Souza Cruz está contribuindo para melhorar a gestão de estoques do pequeno varejista,
racionalizando desta maneira o uso do capital de giro.

A integração interna, ou seja, o gerenciamento integrado dos diversos componentes do sistema logístico, é uma condição necessária para que as empresas consigam atingir a excelência operacional com baixo custo. Para atingir esta meta, as empresas necessitam conhecer muito bem os trade-offs (compensação de custos) inerentes à sua operação logística e possuir sistemas e organização adequados para tomar as decisões de forma integrada.

A integração externa significa desenvolver relacionamentos cooperativos com os diversos participantes da cadeia de suprimentos, baseados na confiança, capacitação técnica e troca de informações. A integração externa permite eliminar
duplicidades, reduzir custos e customizar os serviços.

Processos baseados no tempo permitem respostas rápidas às exigências do mercado. Capacidade de resposta rápida é importante no desenvolvimento e
lançamento de produtos, no atendimento de pedidos, na produção por encomenda, na recuperação de falhas, na adaptação às mudanças no mercado.

Ou seja, capacidade de resposta rápida representa flexibilidade, um atributo fundamental no mundo volátil em que vivemos. A adoção de sistemas de mensuração de desempenho que sejam ágeis, abrangentes e confiáveis é de importância fundamental na logística.

Para acompanhar as operações de forma adequada e tomar decisões corretas e a tempo, é fundamental desenvolver sistemas de monitoramento de desempenho.

Ex.:

Quantos pedidos foram entregues aos clientes dentro do prazo combinado?

A busca da melhoria contínua, num ambiente em constante mudança tecnológica, faz dos programas de benchmarking uma prioridade para as empresas que buscam a excelência logística. As identificações das melhores práticas estejam elas onde estiverem, e sua adaptação para as condições do próprio negócio tem-se revelado um procedimento fundamental para manter competitividade no longo prazo.

Concluindo: embora razoavelmente conhecidos, os fatores que determinam a excelência logística exigem grande esforço e criatividade para serem implementados. Diferentemente da moderna visão sistêmica baseada na lógica da integração, a tradição logística sempre foi a da fragmentação.

Por quase um século, as organizações produtivas vêm sendo dominadas pela administração funcional.
Dentro desta visão, cada área da empresa funciona independentemente das outras, ou seja, como um silo especializado, no qual os objetivos funcionais são determinantes no processo decisório. A maioria dos sistemas de avaliação de desempenho reforça esse comportamento.

Vendedores são avaliados pelo volume de vendas, e não pela rentabilidade das mesmas. Compradores são incentivados a comprar pelo menor preço unitário, muitas vezes em detrimento do custo total da aquisição.

O gerente de transportes é avaliado pelo custo unitário, independentemente da qualidade do serviço prestado; manufatura é incentivada a maximizar a produtividade da mão-de-obra, independentemente dos prazos de entrega e dos estoques gerados. Todos trabalham com o objetivo de atingir metas funcionais que isoladamente podem fazer sentido, mas que, numa visão sistêmica, criam conflitos e desperdícios.

A implementação do moderno conceito de logística integrada exige substanciais mudanças culturais e organizacionais, assim como significativos investimentos em tecnologia de informação. O sucesso dependerá, em última instância, de persistência, paciência, habilidade de negociação e conhecimento dos responsáveis pelo processo.

Até a próxima aula!

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