quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Professora Marcota (Língua Portuguesa - estréia): FESTA - Wander Piroli (Antologia de Crônicas)

Professora Marcolina
(Língua Portuguesa)

TEXTO

A palavra texto origina-se do latim (êssm (lat textu1 As próprias palavras de um autor, de que consta algum livro ou escrito.
Assim, o texto é uma estrutura construída de tal forma que as suas partes não tem significado sozinhas, dependem do conjunto em que estão inseridas.


Atrás do balcão, o rapaz de cabeça pelada e avental olha o crioulão de roupa limpa e remendada, acompanhado de dois meninos de tênis branco, um mais velho e outro mais novo, mas ambos com menos de dez anos.

Os três atravessam o salão , cuidadosa mas resolutamente, e se dirigem para o cômodo dos fundos, onde há seis mesas desertas.

O rapaz de cabeça pelada vai ver o que eles querem. O homem pergunta em quanto fica uma cerveja; dois guaranás e dois pãezinhos.

- Quatro reais.

O negro concentra-se, aritmético, e confirma o pedido.

- Que tal pão com molho? – sugere o rapaz.
- Como?
- Passar o pão no molho da almôndega. Fica muito mais gostoso.

O homem olha para os meninos.

- O preço é o mesmo - informa o rapaz .
- Está certo.

Os três sentam-se numa das mesas, de forma "canhestra" (acanhadamente; desajeitadamente), como se o estivessem fazendo pela primeira vez na vida.

O rapaz de cabeça pelada traz as bebidas e os copos e, em seguida, num pratinho, os dois pães com meia almôndega cada um. O homem e (mais do que ele) os meninos olham para dentro dos pães, enquanto o rapaz cúmplice se retira.

Os meninos aguardam que a mão adulta leve solene o copo de cerveja até à boca, depois cada um prova o seu guaraná e morde o primeiro bocado do pão.

O homem toma a cerveja em pequenos goles, observando criteriosamente o menino mais velho e o menino mais novo absorvidos com o sanduíche e a bebida.

Eles não têm pressa. O grande homem e os seus dois meninos. E permanecem para sempre, humanos e indestrutíveis , sentados naquela mesa.

Wander Piroli (Antologia de Crônicas)


EXERCÍCIOS:

01) (ESA) "Festa", o título do conto, representa no contexto, um (a):

a) passeio corriqueiro
b) evento solene
c) diversão, apesar da simplicidade
d) refeição rotineira
e) degustação de comidas diferentes

02 (ESA) Do trecho "E permanecem para sempre, humanos e indestrutíveis, sentados naquela mesa", pode inferir que o homem e seus dois meninos representam:

a) lutas humanas constantes contra o preconceito
b)  fragilidades humanas e seus aspectos fisiológicos e psicológicos
c) características universais "imanentes(permanente; aderente; perdurável; que está compreendido na própria essência do todo...) ao ser humano
d) estruturas familiares em que o paternalismo está presente
e) características biológicas imutáveis do ser humano.

Respostas:

1) C
2) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário