quarta-feira, 13 de abril de 2016

JOL (Esportes): Fã de D'Ale, Seijas evita comparação e revela ansiedade para jogar no Inter

13/04/2016 07h05 - Atualizado em 13/04/2016 07h05

Meia, que cumpre seus últimos meses no Independiente Santa Fé, da Colômbia, fala em romper paradigmas por ser o primeiro venezuelano a atuar no clube gaúcho

Por Porto Alegre
Luis Seijas comemora gol do Santa Fé no Uruguai (Foto: AP Photo/Matilde Campodonico)Luis Seijas assinará contrato com o Inter por três anos (Foto: AP Photo/Matilde Campodonico)
Há ainda uma Libertadores por jogar. O objetivo, claro, é de deixar o Independiente Santa Fé com o título continental. Porém, o coração de Luis Manuel Seijas já pulsa por Porto Alegre. Contratado para ser o meia do Inter a partir do segundo semestre, o venezuelano conta as horas para voltar ao Beira-Rio, agora como jogador do clube gaúcho. Sabedor que atuará na função que desempenhava D'Alessandro, trata de elogiar o antigo capitão, de quem é fã, mas evita traçar comparações. Todavia, não foge da responsabilidade e promete lutar para ajudar o futuro time a levantar novas taças.
Seijas ficou mais íntimo do Colorado no ano passado. Na ocasião, acabou eliminado nas quartas de final da Libertadores. A principal impressão que o marcou foi da força da torcida e do Beira-Rio. Mas também conhece outros feitos da história do clube e personagens como D'Ale e Fernandão. Em conversa com o GloboEsporte.com na manhã de terça-feira, o venezuelano reconhece que sofrerá pressão para corresponder, mas acredita ter condições para tal e se mostra ansioso para estrear pela equipe gaúcha: 
– Eu quero jogar no Inter porque é uma responsabilidade linda. A assumo em um momento de minha carreira no qual estou maduro. Estou muito orgulhoso em poder ir a Porto Alegre. A expectativa é muito grande por atuar em um clube que ganhou tudo. A sensação é muito linda. Quero que chegue o momento logo.
O meia tem 29 anos e é canhoto. Mede 1,74m e pesa 71kg. Revelado pelo Caracas, atua no Santa Fé desde 2014. Nos Cardenales, como a equipe colombiana é conhecida, ajudou a conquistar o título da Copa Sul-Americana do ano passado, quando disputou 12 partidas e anotou um gol. Nesta temporada, soma 11 jogos, sem ainda ter balançado as redes. Ainda soma 61 partidas pela seleção venezuelana. Destes, 24 por partidas oficiais da Fifa, por Eliminatórias ou Copa América, com um gol anotado. Assinará vínculo de três anos com o clube gaúcho.
Confira a íntegra da entrevista:

GloboEsporte.com - Como imagina sua passagem pelo Inter? 
Luis Manuel Seijas - 
Espero que seja um período vitorioso, no qual possa conseguir coisas importantes. Sei que a torcida tem a melhor imagem de Andrés D’Alessandro por tudo o que conquistou. A pressão nesse sentido será grande, mas espero ajudar a vencer títulos importantes. Espero ser feliz. É uma responsabilidade que preciso assumir. Sabia disso no momento em que me contataram. Me sinto capacitado. Sei que será difícil, mas espero um tempo muito alegre e que eu ajude este clube tão importante.
 Sei que a torcida tem a melhor imagem de D’Alessandro. A pressão  será grande, mas espero ajudar a vencer títulos importantes. É uma responsabilidade que preciso assumir"
Seijas, reforço do Inter
O que fez você aceitar a proposta do Inter? 
Eu quero jogar no Inter porque é uma responsabilidade linda. A assumo em um momento de minha carreira no qual estou maduro. Após tantos anos você já sabe a dimensão de tantas situações. É um clube muito grande para dizer não. Estou muito orgulhoso em poder ir a Porto Alegre. A expectativa é muito grande por atuar em um clube que ganhou tudo. A sensação muito linda. Quero que chegue o momento logo.
Ano passado você enfrentou o Inter pela Libertadores. O que lembra do confronto? 
Nos enfrentamos nas quartas de final. Ganhamos por 1 a 0 aqui, mas acabamos eliminados (após derrota por 2 a 0 no Beira-Rio). Recordo que a torcida teve um papel importante. Nos fez sentir demais. A forma pela qual apoiavam, como gritavam, principalmente nos gols. Foi algo que me marcou. Percebi como é grande a torcida do Inter e o estádio imponente. O Beira-Rio é incrível.
O que sabe sobre o clube? 
Sei de Andrés [D'Alessandro] porque o tinha como referência. Tem o meu perfil por ser canhoto. Foi campeão do Mundial sub-20 pela Argentina. Sempre o segui. Fernandão, o atacante que morreu há pouco, também fez história. São dois jogadores que conheço muito da equipe.
Seijas, Santa Fe (Foto: Agência EFE)Seijas está no Santa Fé desde 2014 e ajudou a conquistar a Sul-Americana do ano passado (Foto: Agência EFE)
Quais são suas características? 
Me considero uma pessoa que nunca cruza os braços. Sou um jogador que corre sempre, que gosta de estar com a bola. Ela me chama. Atuo preferencialmente como meia esquerda. Sempre tento estar com a bola para participar. Gosto de participar do jogo. E lógico que gosto muito de fazer gols. Não há nada mais lindo do que marcar. Gosto de chutar ao gol sempre que tenho oportunidade, mas nem sempre tenho espaço (risos). Sou muito dinâmico. Ataco, mas não descuido no momento de ajudar na parte defensiva.
D'Alessandro era o principal ídolo da torcida, mas desde sua volta ao River Plate o espaço está vago. Acredita que possa preenchê-lo? 
É impossível substituí-lo. Penso que somos meia ofensivos, canhotos. Mas tenho outras características. Gosto de ser participativo e começar de atrás. Mas não posso chegar com a obrigação de substituir D’Alessandro. Preciso ter respeito e entender o que significa a figura de Andrés ao Inter. Vou com a intenção de poder fazer minha história, deixar uma linda imagem e que a torcida possa lembrar de mim. Somos distintos. Posso atuar em outras funções quando se precisa.
A torcida teve um papel importante. Nos fez sentir demais. Foi algo que me marcou. O estádio é imponente" 
Seijas, sobre as lembranças 
que tem do Beira-Rio
Você será o primeiro venezuelano a defender o Inter. É uma motivação a mais?
Ser o primeiro venezuelano me enche de orgulho. Quero romper paradigmas. Que eu seja o primeiro e venham mais. Quero abrir a porta a outros compatriotas. É um passo importante. Estou contente. Quero que chegue logo junho e que possa viajar para fazer parte de uma equipe de tamanho prestígio, tão grande, e iniciar a trabalhar para que a torcida saiba como eu sou. Há muita gente que não me conhece. O mais lindo será demonstrar em campo que tenho qualidade para me estabelecer em um futebol tão difícil como é o do Brasil.
Como vê a possibilidade de atuar no Brasil? 
Jogar no Brasil é um sonho. Ainda mais para mim, um venezuelano. Sei o quão difícil é. Tenho compatriotas que atuaram no país e não foram bem. Tenho que estar aí para romper paradigmas. Tomara que eu realize boas temporadas e abra as portas a outros venezuelanos, o que não é comum. Atuarei em uma das maiores ligas do mundo, em um dos principais clubes do Brasil. É um orgulho enorme e um desafio ao qual me sinto preparado a enfrentar. Me sinto no momento de vida, seja familiar ou futebolística. Será difícil, um desafio, mas estou contente em poder enfrentá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário