sábado, 31 de dezembro de 2011

BRASIL (Lavras do Sul/RS): "Secretaria de Saúde aponta 103 irregularidades em hospital no RS"


30/12/2011 23h02 - Atualizado em 30/12/2011 23h02

Esterilização e limpeza são os problemas do hospital de Lavras do Sul.

Administração do hospital diz que começaram a ser feitas melhorias no local.

Do G1 RS. com informações da RBS TV




A Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul deu um prazo de 15 dias para o Hospital de Lavras do Sul se adaptar às normas exigidas pela Vigilância Sanitária. No local foram encontradas 103 irregularidades.

Foram detectados problemas nos procedimentos de esterilização e limpeza no hospital, que tem 27 leitos e atende cerca de mil pacientes por ano do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Já estão sendo providenciadas todas as adequações que eles pediram", garante Alexandre Araújo Vieira, administrador do hospital.

O prefeito de Lavras do Sul, Paulo Alcides de Souza (PP), entende que a situação está dentro do normal no hospital. "Eu acho que as pessoas aproveitam o momento para criar um caos", diz.

A situação, no entanto, é bastante complicada. Desde 2004 não é emitido um alvará sanitário para o hospital.

A lavanderia, o raio-X e as salas de esterilização foram reprovadas pela autoridade sanitária. A cozinha, que apresenta uma lista de 17 problemas, está interditada. O relatório ainda cita a falta de um programa de gerenciamento de resíduos hospitalares.

"Realmente o hospital está bem precário. As pessoas reclamam que tem que ir para fora da cidade cada vez que precisam fazer algum exame", conta a caixa de lotérica Aline Pinto.

A vigilância sanitária deve fazer uma nova inspeção no local na próxima terça-feira (3).

2 comentários:

  1. SOU LAVRENSE E TENHO VERGONHA DESSA SITUAÇÃO E PESAR, PQ NÃO FISCALIZAM A SECRETARIA DE SAÚDE TBM? ACHO QUE TERIAM SURPRESAS TBM.

    ResponderExcluir
  2. quero saber onde fica a Prefeitura nisso tudo, pq não foi pago a licença desde sua primeira gestão? tbm pq demorou tanto pra ser inspecionado esse hospital?
    essa cidade é governada por políticos que não tomam iniciativa de arrumar algo, só querem seu salário no fim do mês.

    ResponderExcluir