terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Santa Maria/RS: "No RS, já são 460 mil atingidos"

09/01/2012 | N° 3031

DIÁRIO DA SECA

Falta de água atinge 107 cidades gaúchas

Na Região Central, são 14 as cidades gaúchas em estado de emergência
DIEGO VARA 6/01/12
 

A seca que castiga o Rio Grande do Sul e que colocou em alerta produtores de todo o Estado atinge números preocupantes. Levantamento realizado pela Defesa Civil Estadual, e divulgado ontem, já aponta para 460.414 gaúchos que sofrem com a falta de chuva. O número abrange 107 municípios que já estão em estado de emergência em função da seca que persiste em assolar o estado.

Na Região Central, já eram 10 cidades que decretaram estado de emergência. São elas: Agudo, Faxinal do Soturno, Jari, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Toropi, Dona Francisca, Júlio de Castilhos, Paraíso do Sul. No domingo, mais quatro municípios se somaram: Tupanciretã, Caçapava do Sul, São João do Polêsine e Silveira Martins. Mais 35 cidades gaúchas encaminharam o documento de Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e que com isso poderão se somar às demais que já compõem a lista de emergência. Entre elas estão Dilermando de Aguiar, Restinga Seca, São Martinho da Serra.

Hoje, o governador em exercício do Estado, Beto Grill, deverá assinar o decreto coletivo de situação de emergência dos municípios atingidos pela seca, em Boa Vista das Missões, na região noroeste do estado. O objetivo da medida é agilizar a liberação de verbas federais para ajudar os produtores afetados pela falta de água.

Prematuro – O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, descarta, ao menos no momento, a possibilidade de decretar estado de emergência. Ontem, choveu em alguns pontos isolados da cidade. Porém, o setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria não registrou nenhum índice de precipitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário