05/03/2012 | N° 3080
PATRIMÔNIO
Pessoal da TV OVO limpou casarão que será centro cultural
![]() |
MÃOS À OBRA - Integrantes da TV OVO suaram a camisa na manhã de ontem para remover entulhos no sobrado |
Hora de colocar a mão na massa para a cultura ganhar um lar. A turma da TV OVO – Oficina Vídeo Oeste – arregaçou as mangas no final de semana e começou o trabalho no casarão que está em ruínas na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Ernesto Beck. A casa abrigará um espaço que será voltado para a cultura e o audiovisual em Santa Maria.
![]() |
CUIDADOS COM O IMÓVEL - Na proposta de revitalizar casarão, há restrições com o desenho e a fachada |
Antes de começar o projeto de restauração e reformas, foi preciso fazer uma limpeza nos entulhos e escombros que estavam no local. Para isso, o grupo de jovens, que terá a casa também como sede da TV OVO, passou a manhã de ontem envolvido na limpeza do casarão.
– Tinha muito escombro e sujeira lá dentro. Como começaram os processos de medição para elaborar o projeto arquitetônico, é preciso ter livre acesso. Além disso, queremos deixar o espaço disponível para as pessoas que quiserem conhecer o lugar, mesmo que ainda não tenham começado as reformas – explica Marcos Borba, da TV OVO.
Segundo Borba, o próximo passo é começar a reforma em um galpão que fica nos fundos da casa, e servirá como a sede da TV OVO, que pretende se mudar para o local no próximo mês. Para isso, o grupo buscou arrecadar fundos a partir de doações, no site Catarse (www.catarse.me), por meio do projeto Teto para a TV OVO, que ainda tem mais seis dias de buscas para recursos. Quem quiser ainda pode acessar e ajudar com doações.
Depois da reforma – ainda sem data prevista para conclusão –, o casarão receberá o nome de Sobrado Centro Cultural. Ainda está previsto no projeto um espaço para manifestações culturais, com teatro e cineclube. Além disso, também haverá a criação de um museu audiovisual, com acervo de documentários e entrevistas. A TV OVO se encarregará da formação de jovens em oficinas comunitárias e workshops, atividade que desempenha desde 1996.
– A ideia é que esse centro, que vai ter teatro, cinema e artes, seja mais um espaço cultural para Santa Maria. A cidade toda vai ser beneficiada – afirma Borba.
O casarão – O sobrado foi cedido pelo jornalista Marcelo Canellas, da Rede Globo, em comodato para a TV OVO. Canellas, que é cronista do Diário às quartas-feiras, comprou a casa em ruínas, em 2009, com a intenção de reformá-la. O sobrado, erguido em 1916, está bastante deteriorado e precisa passar por reformas, porém, há restrições recomendadas pelo Escritório da Cidade para que se mantenham a fachada e o desenho da casa. Arquitetos do município se reuniram com a equipe da TV para ouvir as necessidades do grupo a fim de que o local se transforme em espaço de cultura. O grupo terá encontros semanais para a elaboração dos projetos.
LICIANE BRUN|ESPECIAL
MAIS |
LIC |
Em 2012, o limite de incentivo fiscal que poderá ser concedido pelo Estado para investimentos em cultura será de R$ 35 milhões. Há 16 anos, desde que a lei foi criada, o limite era de R$ 28 milhões. Os projetos para o segundo semestre devem ser cadastrados ainda nos primeiros meses de 2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário