quinta-feira, 7 de março de 2013

Porto alegre/RS: Homenagem da prefeitura de Porto Alegre às mulheres causa polêmica


06/03/2013 17h46 - Atualizado em 06/03/2013 17h54

Redes sociais da administração veicularam peças publicitárias com frases. 

Conteúdo sofreu críticas e fez ONGs elaborarem frases de contraponto.

Do G1 RS
6 comentários
Campanha prefeitura de Porto Alegre dia da Mulher (Foto: Reprodução)As frases divulgadas nos cartazes da campanha da prefeitura de Porto Alegre (Foto: Reprodução)
Uma campanha publicitária da prefeitura de Porto Alegre alusiva ao Dia Internacional da Mulher virou motivo de polêmica na internet e sofreu repúdio de movimentos sociais nesta quarta-feira (06). A data comemorativa é celebrada na próxima sexta, dia 8 de março.
Veiculada nos perfis sociais da administração municipal, as peças trazem algumas frases sobre mulheres e situações cotidianas. Começam com “Só uma mulher..." seguida por complementos como "sabe o que é estragar a unha logo após sair da manicure” ou “entende o valor de um simples chocolate na TPM”.
As postagens não foram bem-recebidas por internautas, por movimentos sociais e até por políticos. A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), que concorreu à prefeitura de Porto Alegre nas eleições de outubro passado, ironizou a frase com uma postagem em seu perfil no Twitter. “Sou mulher (acho que amanhã eles vão continuar c/ outra peça de marketing) e achei sem noção e sem graça mesmo assim”, escreveu a líder do partido na Câmara.
Campanha ONGs dia da Mulher (Foto: Reprodução)Trechos dos cartazes de contraponto feitos por três ONGs (Foto: Reprodução)
Também se sentiram ofendidos integrantes de ONGs como o grupo Somos, que milita na área de diversidade sexual e direitos humanos. Uma das coordenadoras da organização, Cláudia Penalvo, questiona o uso de dinheiro público na campanha que ela qualifica como fútil e que banaliza a luta dos movimentos feministas. 
“A campanha da prefeitura reforça estereótipos, de que mulher só pensa em unha, em chocolate, em TPM. O dia 8 de março é um dia de reflexão sobre a condição e os direitos das mulheres e toda a luta que foi necessária para que elas conquistassem esses direitos”, argumenta Cláudia.
Para fazer um contraponto à campanha da prefeitura, o Somos se uniu ao Fórum de ONG Aids-RS e à Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) no estado. As entidades elaboraram e publicaram suas próprias frases, com foco na situação de violência enfrentada pelas mulheres. “Só uma mulher sabe o que significa ser vítima, mas ser tratada como ré nas agressões sexuais”, diz uma delas.
Diante das manifestações, as postagens foram tiradas do Facebook e do Twitter da prefeitura no início da tarde. Em nota divulgada nesses meios, a administração disse que “A ação ‘Só uma mulher’ teve como objetivo propor uma interação bem humorada e de conteúdo leve em meio as demais iniciativas desenvolvidas por ocasião do Dia Internacional da Mulher”.
O texto destaca que a definição do conteúdo das frases “teve participação feminina e em nenhum momento houve intenção de desqualificar a imagem da mulher”, além de pedir desculpas aos que se sentiram ofendidos. A nota também cita as atividades promovidas em razão da data, como as campanhas de prevenção ao câncer de útero e o teste rápido de HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário