quinta-feira, 18 de abril de 2013

São José dos Pinhais/PR: Internauta do PR registra crianças brincando perto de redemoinho


18/04/2013 11h53 - Atualizado em 18/04/2013 12h32

Caso foi filmado em São José dos Pinhais, Região de Curitiba, na quarta (17).

Meteorologista classificou fenômeno como um 'Dust Devil' inofensivo.

Silvana CorreaInternauta, São José dos Pinhais, PR
8 comentários
A internauta do G1 Silvana Correa registrou a formação de um redemoinho que aconteceu na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ela contou que passava de carro pelo bairro Borda do Campo na tarde de quarta-feira (17), quando percebeu uma movimentação atípica perto de um posto de gasolina.
“Nós ficamos meio de longe filmando, e à medida que vimos que estava seguro fomos nos aproximando para pegar a imagem mais de perto”, disse a corretora de seguros. O vídeo mostra duas crianças, que jogavam futebol, se aproximarem do redemoinho, já quando ele começava a perder intensidade. “Foi enfraquecendo, um dos meninos chega bem perto, mas já estava mais fraco”, relativizou.
Para Silvana, o fato chamou a atenção de quem passava pelo local porque nunca ninguém havia visto um redemoinho pela região “Não é comum, né?”, questionou a internauta.
Nota da Redação: G1 enviou o vídeo para avaliação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que classificou o fenômeno como sendo um "Dust Devil", ou "Redemoinho de Poeira". De acordo com o meteorologista Tarcizio Valentin, esses redemoinhos se formam quando há ar quente sobre uma superfície, que sobe em direção à uma bolsa de ar fria acima dela. "Faz um movimento vertical para cima", explicou o meteorologista, que disse ainda que as condições climáticas contribuiram para a formação. "O céu limpo, pouco nublado, é condição para se formar o redemoinho", disse.
Segundo o meteorologista, este tipo de redemoinho costuma ser inofensivo, sendo que os mais fortes atingem no máximo 70 km/h de velocidade. "Neste caso em São José dos Pinhais, a intensidade não era forte. Poderia apenas gerar algum desconforto, sujar as roupas, o carro", disse Valentin. Ele acrescenta ainda que o fenômeno costuma ter curta duração, sendo dissipado quando o ar frio é sugado para o centro do redemoinho, o que ocorre quando ele não se movimenta em velocidade suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário