quinta-feira, 30 de maio de 2013

LEITURA DINÂMICA

30/05/2013 | N° 3466

LEITURA DINÂMICA


Contas da União – O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, com 22 ressalvas, o parecer prévio das contas do governo federal referentes a 2012. O texto foi entregue ontem ao presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo presidente do TCU, Augusto Nardes, e o ministro relator, José Jorge. As ressalvas feitas pelo órgão fiscalizador das ações governamentais são relacionadas a temas como receita pública, execução do orçamento e demonstrações contábeis.


Eleição no PP – Na noite da última terça-feira, ocorreu a eleição da nova executiva do PP em Santa Maria. O novo presidente do PP, Renor Beltrami, foi eleito por aclamação. Entre as bandeiras do partido, está a defesa do setor primário. O PP já começa a pensar em nomes para 2014 e 2016. Além de Beltrami, como primeiro e segundo vice estão, respectivamente, Marcelo Dalla Corte e Erony Paniz.

Schirmer na Europa – Cezar Schirmer encaminhou à Câmara de Vereadores, um pedido de licença para afastamento entre 10 e 22 de junho, para missão institucional à Europa, participar do Encontro Mundial de Prefeitos (World Cities Summit Mayors Forum 2013), em Bilbao, na Espanha.

Reforma administrativa – Entregue há quase um mês à Câmara, o projeto (que extingue cargos, modifica e cria novas secretarias) não foi incluído na ordem do dia na sessão de terça-feira. O vereador Werner Rempel (PPL) solicitou vistas ao projeto na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças. A demora para a apreciação pode ter duas origens: problemas técnicos ou disputa política para ocupar cargos na prefeitura, já que o prefeito afirmou que só confirmaria o primeiro escalão após a aprovação do projeto.

Aterro sanitário – A ampliação do aterro sanitário do distrito de Santo Antão foi debatida por integrantes do Legislativo, prefeitura e várias entidades ligadas ao meio ambiente, na última terça. Hoje o aterro tem capacidade para receber 300 toneladas e ampliaria para 500 toneladas de lixo por dia.

Exumação – A Comissão Nacional da Verdade vai coordenar o processo de exumação do corpo do ex-presidente da República João Goulart . O anúncio foi feito ontem, após reunião para tratar do tema na sede do Ministério Público Federal em Porto Alegre. O objetivo da exumação é investigar se Jango morreu de causas naturais ou se foi assassinado pelo regime militar em 1976.

Troca de farpas – Ontem, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, classificou como uma “canalhice” a acusação feita pelo deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) de que a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio teria recebido R$ 280 mil do banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário