LOGÍSTICA:
Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de:
• Projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos).
Historia:
Segundo a lenda grega, a Guerra de Tróia começou porque Páris, um dos cinquenta filhos do rei Príamo, de Tróia, raptou a bela Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta. Os gregos enviaram um exército para trazê-la de volta e cercaram Tróia durante dez anos; a guerra acaba com o ardil do cavalo de madeira.
Cena do filme "Tróia" |
Os historiadores de hoje encaram o conflito como sendo talvez o último de uma série de guerras comerciais travadas entre os gregos micênicos, do continente, e os troianos, que controlavam o comércio da lã, dos cereais e de outros produtos vindos do Mar Negro através do estreito de Dardanelos. Foi para quebrar esse domínio econômico que os governantes de muitas cidades gregas juntaram seus recursos militares e iniciaram a campanha do outro lado do mar.
Os gregos de Homero fazem lembrar os corsários vikings de dois mil anos depois, percorrendo os mares, atacando e pilhando, mas raramente organizando expedições na mesma escala da Guerra de Tróia.
Cenas do seriado "VIKINGS", exibido pelo canal fechado "National Geographic Channel" |
Uma rampa encontrada por Schiliemann foi erradamente identificada como o local por onde os troianos teriam arrastado o cavalo por dentro da cidade. Na verdade, o episódio do cavalo é um dos poucos elementos do relato do cerco de Tróia feito por Homero que não poderá ser provado por nenhum achado arqueológico.
"Cavalo de Tróia" |
A Ilíada, de Homero, acaba com a morte de Heitor e os jogos fúnebres em sua honra, muito antes do saque de Tróia, e assim não há qualquer menção ao
cavalo. Mas, na Odisséia, o outro poema épico de Homero, o herói Ulisses descreve-o com alguns pormenores.
Um relato mais completo chega-nos através de Virgílio, no séc. I a.C., quase 1200 anos após o acontecimento. Os críticos que rejeitam a verdade literal do episódio interpretam diversamente as narrativas clássicas.
Para uns, o cavalo seria uma espécie de torres de assédio militar ou aríete (Um aríete é uma antiga máquina de guerra constituída por um forte tronco de freixo ou árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro. Os aríetes eram utilizados para romper portas e muralhas).
Torre de assédio militar |
Aríete |
No entanto, embora tenha havido cercos na Idade do Bronze, não há provas do uso de engenhos para tais fins. Segundo outros, o fato de Homero se referir aos navios como "cavalos do mar" poderia significar que o "cavalo de madeira" representava a frota grega.
"Cavalos do Mar" ou "Cavalos de Madeira", segundo referência de Homero |
Uma explicação possível é a de que o cavalo que os troianos levaram para dentro da cidade foi à forma encontrada por Homero de simbolizar o modo como os troianos contribuíram para a própria destruição. Os egípcios contavam uma história acerca de soldados que se haviam infiltrado numa cidade dentro de sacos, e os habitantes dessa cidade
pensaram que se tratava de presentes: a lenda do cavalo de Tróia pode ter nascido desse relato.
Fonte: "Grandes Acontecimentos que Transformaram o Mundo", Reader's Digest Livros.
Ao longo da história, as guerras têm sido ganhas ou perdidas também em função do poder e da capacidade logística. Na Segunda Guerra Mundial, a logística teve um papel vital.
Entretanto, somente após a Segunda Guerra Mundial é que as empresas industriais começaram a se utilizar o gerenciamento logístico para obter a vantagem competitiva. O clima nesta época era favorável para a implantação de novas práticas administrativas.
As atividades logísticas sempre foram administradas pelas empresas. Mas o aperfeiçoamento gerencial da atividade logística surgiu com o agrupamento das atividades relativas ao fluxo de matérias primas, de produtos e serviços para que fossem administradas de forma conjunta.
A prática da logística empresarial é bastante recente no Brasil e só começou a ser difundida no início da década de 1990, mas se acelerou a partir de 1994 com a estabilização da economia decorrente do Plano Real.
O ambiente altamente inflacionário, combinado com uma economia fechada e com baixo nível de competição, levou as empresas a negligenciarem o uso da administração logística, gerando um hiato significativo em relação às melhores práticas internacionais.
A Logística Empresarial associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento. Caso fosse viável produzir todos os bens e serviços no ponto onde eles são consumidos, a logística seria pouco importante.
Uma região tende a especializar-se na produção daquilo que tiver vantagem econômica para fazê-lo. Isto cria um diferencial de tempo e espaço entre matérias primas e produção e entre produção e consumo.
Vencer o tempo e a distância na movimentação de materiais de forma eficiente e eficaz é a tarefa do profissional de logística.
O Japão, um país com poucos recursos naturais conseguiu através de uma sólida organização logística, ser um grande importador de matérias primas e alimentos e um grande exportador de produtos, competindo em todas as partes do mundo.
Na economia mundial, sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida nos países desenvolvidos. A missão da logística é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar certo, na hora certa e na condição desejada pelo cliente, ao menor custo.
O desenvolvimento histórico da logística empresarial desmembra-se em cinco etapas:
01) A primeira, no início do século XX, teve na economia agrária sua principal sustentação. A principal preocupação era com o transporte para o escoamento da produção agrícola.
02) A segunda, estendendo-se de 1940 até o início da década de 1960, sofreu grande influência militar. Nesse momento, o pensamento logístico estava mais voltado para as questões de transporte e armazenamento.
03) A terceira etapa vai do início da década de 60 até o início da década de 70. Nesse período é que se presencia tanto no ensino quanto na prática da Logística, de um gerenciamento centralizado das atividades de transporte de suprimentos e distribuição, armazenagem, controle de estoques e manuseio de materiais.
Esta centralização na administração das atividades logísticas tinha como objetivo a redução do custo total. Um evento chave para o desenvolvimento da logística empresarial foi um estudo conduzido para determinar o papel que o transporte aéreo poderia desempenhar na distribuição física.
Esse estudo mostrava que o alto custo do transporte aéreo não necessariamente deteria o uso deste serviço, mas que a chave de sua aceitação deveria ser o seu menor custo total, decorrente da soma das
taxas do frete aéreo e do menor custo devido à diminuição dos estoques, conseguido pela maior velocidade da movimentação por via aérea.
As compensações de custos ao longo dos fluxos logísticos nos dão uma visão da importância do custo total.
04) A quarta, que vai do início da década de 70 até meados da década de 80, corresponde ao “foco no cliente”, com ênfase para a redução de custos. A quinta, que vai de meados de 80 até a presente data, tem ênfase na estratégia, onde se procura colocar a logística como elemento diferenciador.
Neste momento, surge o conceito de Supply Chain Management (SCM- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), cujo pano de fundo é o avanço da tecnologia da informação.
A visão sistêmica da Logística Empresarial está contida na figura 1.1, onde também podemos visualizar a sua abrangência. O grande desafio da logística está em compatibilizar o custo logístico com o pleno atendimento ao nível de serviço estabelecido.
A definição de administração logística pelo Council of Logistics Management é:
“O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem com as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”.
Traduzindo este conceito numa linguagem mais simplificada, podemos entender que a logística se propõe a planejar (elaborar o projeto logístico de todo o sistema de abastecimento e escoamento da empresa até o cliente), implementar (implantar o projeto logístico) e gerenciar o projeto, utilizando um eficiente sistema de informações, com o objetivo maior de atender às necessidades dos clientes.
Os custos logísticos são fatores fundamentais para o desenvolvimento do intercâmbio de mercadorias entre regiões de um país ou entre países. O comércio entre regiões diferentes será determinado pelas diferenças de custos de produção, que podem compensar os custos logísticos de transporte entre elas.
A logística empresarial é composta pelo abastecimento físico, a distribuição física, o sistema de entrada de pedidos e pelo sistema de informações.
Até a próxima aula!
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