quinta-feira, 20 de novembro de 2014

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): Photoshop CS6 - FILTROS


Os filtros foram criados para fazer o que a maioria dos dispositivos de digitalização não consegue: aprimorar uma imagem e disfarçar sua falhas. 

Um filtro pode fazer com que os contornos desfocados e fracos tornem-se nítidos e bem definidos ou pode suavizar uma imagem com contornos irregulares ou ríspidos.

Cada filtro do Photoshop produz um efeito diferente. Alguns filtros trabalham analisando cada pixel em uma imagem ou selecionando a aplicando algoritmos matemáticos para criar formas predefinidas ou aleatórias, como ladrilhos, blocos tridimensionais etc.

Como os filtros do Photoshop são muitos e alguns deles raramente você vai utilizar vamos mostrar alguns dos principais filtros do Photoshop. Existem empresas que se tornaram grandes fabricantes de filtros para Photoshop, esses filtros são chamados de filtros de terceiros pela comunidade de Photoshop.

Os filtros são destrutíveis, ou seja, uma vez aplicados eles somente poderá ser revertidos pelos comandos e desfazer ou pelo painel histórico. Uma vez salvo o arquivo e fechado, mesmo em formato PSD, não há mais como retornar ao formato sem o filtro. Para sanar esse problema o Photoshop possui uma opção chamada Smart Filters, ele permite que se aplique os filtros em um objeto e possa ligar/desligar o filtro pelo painel Layer.

Clique no Menu Filter, Convert to Smart Filter. Ele pedirá uma confirmação



Ele coloca um marca junto ao ícone da camada na paleta Layers, se você der um duplo clique no ícone ele apresenta uma caixa de diálogo, indicando como deve ser feito para editar a imagem.




Ao clicar em OK ele abre a layer da imagem como uma nova aba. Ao converter em Smart Filter não será possível utilizar os filtros Liquify e Vanish Point.


Filter Gallery



É na verdade a janela padrão de aplicação da grande maioria dos filtros, você pode observar no meio dela, as pastas Artistic, Brush Strokes, Distort, Sketch, Stylize e Texture, ao chamar qualquer um destes filtros, seria exibida essa janela.

Ao escolher por exemplo o grupo Artistic e a opção Plastic Wrap, ele mostra uma visualização da aplicação.



Na direita podemos também trabalhar as variações da ferramenta. A caixa Drop Dow, permite alterar entre os filtros existentes, as opções de baixo variam de acordo com o filtro selecionado.

Ao clicar em OK, ele aplica o filtro e no painel Layers ele mostra o filtro como um smart filter.



Blur

É um dos filtros que não aparecem no Filter Gallery , ele permite aplicar desfoque nos objetos. Entre as opções de Blur, estão, Radial, Motion, Gaussian.

Veja o exemplo



Tilt Shift

Um dos novos filtros Blur do Photoshop CS6 é o Tilt Shift, ele permite que usando desfoques transforme uma imagem como se fosse de “brinquedo”.

Escolha uma imagem que permita este tipo de uso. 

Usei uma imagem de cidade.



Clique em Filter Blur, Tilt Shift.



Observe que no meio aparece a área que você vai editar e ao lado os controles de Blur. Importe ressaltar que para cada imagem os ajustes serão diferentes.

Ajuste e na parte superior clique em OK. Dependendo da sua imagem e do seu equipamento este processo pode ser demorado.



Liquify

Ele é mais um utilitário de distorção do que um filtro, ele permite alterar sua imagem , esticando, torcendo, inflando etc., sua imagem. Clique no

menu Filter Liquify.






Render

Os filtros de acabamento funcionam de duas maneiras. Por exemplo, o filtro Clouds simplesmente cria efeitos com aspecto de nuvem na tela.

Por outro lado o Lighting Effects permite até 16 fontes de luz diferentes em uma imagem e é capaz até mesmo de aplicar a imagem uma textura que a torna parecida com uma paisagem lunar.

Exemplo de uso do Lighting Effects.



Vimos apenas alguns dos filtros que o Photoshop possui, você pode testar todos os demais e aplicá-los de acordo com a necessidade do momento.

Até a próxima aula!

Um comentário: