sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): Segurança na Internet - Unidade 4 – Navegação pela internet: 4.1 – DIAGNOSTICANDO SITES INSEGUROS



Olá aluno (a),

Chegamos a nossa última unidade.

Nela, você vai encontrar as principais informações sobre como navegar com segurança na internet. Primeiro você vai aprender como diagnosticar sites seguros.

Depois, você vai conhecer alguns perigos do comércio eletrônico e do internet banking. Com base em algumas dicas, você verá os cuidados que devem ser tomados antes de utilizar esses sites.

Além disso, você entenderá por que o e-mail também é uma ferramenta que pode comprometer a sua privacidade. E, por último, verá quais são os perigos que podem causar as redes sociais, além de receber dicas para participar de forma adequada
dessas invenções que a cada dia que passa estão se popularizando mais e mais.


Bom estudo!

4.1 – DIAGNOSTICANDO SITES INSEGUROS

Para verificar se a conexão é segura, ou seja, criptografada, existem pelo menos dois itens que podem ser visualizados na própria janela do seu navegador, demonstrando que as informações transmitidas entre o browser e o site visitado estão
sendo criptografadas.

O primeiro pode ser visualizado no local onde o endereço do site é digitado. O endereço deve começar com https:// (diferente do http:// nas conexões normais), onde o “s” antes do sinal de dois-pontos indica que o endereço em questão é de um site com conexão segura e, portanto, os dados serão criptografados antes de serem enviados.

A figura 1 apresenta o primeiro item, indicando uma conexão segura, observado nos browsers Firefox e Internet Explorer.

Alguns navegadores podem incluir outros sinais na barra de digitação do endereço do site, que indicam que a conexão é segura. No Firefox, por exemplo, o local onde o endereço do site é digitado muda de cor, ficando amarelo, e apresenta um cadeado fechado do lado direito.




O segundo item a ser visualizado corresponde a algum desenho ou sinal, indicando que a conexão é segura. Normalmente, o desenho mais adotado nos navegadores recentes é de um "cadeado fechado", apresentado na barra de status, na parte inferior da janela do browser (se o cadeado estiver aberto, a conexão não é segura).

A figura 2 apresenta desenhos dos cadeados fechados, indicando conexões seguras, observados nas barras de status nos browsers Firefox e Internet Explorer.



Ao clicar sobre o cadeado, será exibida uma tela que permite verificar as informações referentes ao certificado emitido para a instituição que mantém o site, bem como informações sobre o tamanho da chave utilizada para criptografar os dados.

É muito importante verificar se a chave utilizada para criptografar as informações a serem transmitidas entre o browser e o site é de no mínimo 128 bits.

Chaves menores podem comprometer a segurança dos dados a serem transmitidos.

Outro fator muito importante é que a verificação das informações do certificado deve ser feita clicando exclusivamente no cadeado exibido na barra status do browser.

Atacantes podem tentar forjar certificados, incluindo o desenho de um cadeado fechado no conteúdo da página. A figura 3 ilustra esta situação no browser Firefox.



Compare as barras de status do browser Firefox nas figuras 2 e 3. Observe que na figura 3 não é apresentado um cadeado fechado dentro da barra de status, indicando que a conexão não é segura.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário