quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS LINUX (Básico) - Aula 1 – INTRODUÇÃO (1.1 - O que é?)



Esse 1º capítulo se propõe a responder sobre perguntas básicas sobre o LINUX, como:

  • Sua origem;
  • Suas principais características;
  • Sua forma de distribuição aos usuários.


Além disso, serão introduzidos alguns conceitos básicos e listadas algumas das informações disponíveis sobre esse Sistema Operacional (S.O.).

1.1 - O que é?

O Linux é um sistema Operacional (S.O.) desenvolvido em 1991 por Linus Torsvald; um finlandês do departamento de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki. A partir do seu lançamento; milhares de programadores espalhados pelo Planeta continuam contribuindo para o seu desenvolvimento, usando a internet como ferramenta que proporciona o intercâmbio de idéias e o gerenciamento de grupos de trabalho.

O LINUX foi criado tendo como base o padrão POSIX (Portable Operating System Interface,1 que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais), que é o mesmo que deu diversos "sabores" de UNIX (Outro Sistema Operacional). Sendo assim, podemos dizer que que o LINUX é um (tipo; variação...) UNIX, mas não é UNIX.

O LINUX foi desenvolvido inicialmente para Computadores Pessoais (P.C's) em C.P.U's (Unidade de Processamento Central) x86 (como 386;  486; Pentium; etc...) porém atualmente existem versões para computadores Alpha da DEC; Sparcs da SUN; CPU's 68000 (semelhante a Atari e Amiga); MIPs; PowerPC's (tais como iMac...); S/390 (IBM); I64 (Intel Itanium) e PDA's.

O Sistema Operacional em si é chamado Kernel (núcleo) do LINUX e é o responsável por gerenciar todas as funções do sistema. Todos os demais serviços e programas fazem chamadas ao Kernel (núcleo) durante sua execução.

Inicialmente o LINUX suportava apenas uma interface por linha de comando, com recursos até hoje considerados poderosíssimos. Atualmente existem servidores gráficos para LINUX, como o "servidor X", que é de livre distribuição, além de outros, comerciais.

Para rodar no servidor X, existe uma infinidade de gerenciadores de janelas (Window Manager); com as quais diversas opções de interfaces gráficas, que imitam as interfaces do Win95; iMac; OS2; NeXT; etc... além daquelas criadas originalmente para o LINUX.

Os principais usos do LINUX anteriormente eram como...

  1. Servidor de páginas da Web; 
  2. Servidor FTP;
  3. Servidor de E-Mail;
  4. Servidor de Nomes (DNS);
  5. Ou... Roteador (Gateway) entre Lans e Internet.


Além desses usos; hoje em dia mais e mais sistemas LINUX estão sendo usados como servidores de banco de dados, sendo que a maioria dos mais populares banco de dados estão disponíveis nas versões nativas do LINUX, incluindo produtos de empresas como Oracle; Informix; Sybase e IBM. Finalmente o LINUX vem sendo usado cada vez mais para estações de trabalho pessoais ou sistema desktop; usados para sistemas de software; Computação Gráfica; acesso à Internet; etc... .

Atualmente, tem sido desenvolvido os mais diversos aplicativos para a plataforma LINUX, desde editores de texto simples até simuladores de circuitos eletrônicos, passando por jogos e aplicativos para a internet; tornando cada vez mais aplicável esse sistema operacional.

Até  a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário