terça-feira, 3 de março de 2015

C.A.P. (Cursos Abertos Profissionalizantes): Game Maker 8.0 - Definindo objetos



Com os recursos que você tem visto até agora você pode adicionar algumas imagens e sons agradáveis ao jogo, mas eles não fazem nada.

Passamos agora para o recurso mais importante do Game Maker, os objetos. Objetos são entidades no jogo que fazem coisas.

Na maioria das vezes têm uma sprite como representação gráfica de modo que você possa vê-los.

Eles têm comportamento, pois eles podem reagir a determinados eventos. Todas as coisas que você vê no jogo (exceto o background) são objetos. (Ou
para ser mais preciso, são instâncias de objetos.)

Os personagens, os monstros, as bolas, as paredes, etc, são todos objetos. Também pode haver certos objetos que você não vê, mas que controlam certos aspectos do jogo.

Por favor, perceba a diferença entre sprites e objetos. Sprites são apenas imagens (animadas) que não têm qualquer comportamento.

Objetos têm normalmente um sprite para representá-los, mas os objetos têm comportamento. Sem objetos não há jogo!

Perceba também a diferença entre objetos e instâncias. Um objeto que descreve uma determinada entidade, por exemplo, um monstro.

Pode haver várias instâncias deste objeto no jogo.

Quando falamos de uma instância significa que é uma instância específica do objeto. Quando falamos de um objeto queremos dizer todas as instâncias deste objeto.

Para criar um objeto em seu jogo, escolha Criar Object no menu Resources. A janela abaixo irá aparecer:



Isto é muito complexo. À esquerda há algumas informações gerais sobre o objeto.

No meio, há a lista de eventos que podem acontecer ao objeto. À direita há várias ações que o objeto pode executar.

Eventos e ações serão discutidas nos próximos capítulos. Como sempre, você pode (e deve) dar um nome ao seu objeto.

Em seguida, você pode escolher a sprite para o objeto. Para este fim, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a caixa de sprite ou o botão de menu ao lado.

Um menu aparece com todas as imagens disponíveis. Selecione a opção que você deseja usar para o objeto.

Se você não tem uma sprite ainda, você pode clicar no botão Novo para criar um recurso sprite novo e alterá-lo. Além disso, quando você selecionar um recurso haverá um botão Edit aqui que você pode usar para mudar a sprite.

Isto é mais rápido do que encontrar o primeiro recurso na lista de recursos e, em seguida, indicando que pretende editar. Abaixo disto existem duas caixas de seleção.

Visíble indica se as instâncias deste objeto são visíveis. Claramente, a maioria dos objetos são visíveis, mas às vezes é útil ter objetos invisíveis.

Por exemplo, você pode usá-los para waypoints (ponto de referência) para um monstro em movimento. Objetos invisíveis vão reagir a eventos e outras instâncias farão colisão com eles.

A caixa com o nome Solid indica se este é um objeto sólido (como uma parede). Colisões com objetos sólidos são tratadas diferentemente das colisões com objetos não-sólido.

É recomendado usar Solid somente para o objeto que não estão se movendo.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário