terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

C.A.P. (Cursos Abertos Profissionalizantes) - "GAME MAKER 8.0: O que há de novo? "



Versão 8.0 do Game Maker tem um grande de melhorias desde a versão 7.0. Abaixo as mudanças mais importantes são descritas:

1) Incompatibilidades

Telas de apresentação de texto já não mostra mais imagens. No entanto, telas de apresentação web foram adicionados para poder mostrar documentos html completos com imagens, etc. Um numero de modificações foram em funções ligadas aos recursos sprite e plano de fundo. Isto foi feito devido ao fato de que o Game Maker usa um mecanismo completamente novo para esses recursos. Se seu jogo usa boa parte das chamadas de funções de recursos que abre e salva imagens com certeza é muito recomendado usar a versão antiga 7.0 para esse jogo. Se você usa pacotes de extensão, então você terá que reinstala-las. Algumas modificações foram feitas ao mecanismo de timeline que pode levar a incompatibilidades. Em particular, atribuindo uma timeline e iniciando ela agora são coisas separadas. Um importante bug que foi resolvido nos evento collision em que executados duas vezes se dois objetos tem os eventos collision um com o outro. Alguns jogos no entanto podem ter dependido deste bug e, por isso, já não podem funcionar corretamente.

2) Novidades

O Game Maker agora por padrão é mostrado um página de Noticias quando ele é iniciado. Aqui novas versões serão anunciadas, novos recursos serão indicados, há informações sobre competições, e dicas e truque para design de jogos. Noticias são mostradas somente uma vez por dia. Na Edição Pro isto pode ser desligado. Você sempre pode acessar as notícias através do menu Help e você é incentivado regularmente para checar noticias com informações importantes sobre o Game Maker. 
Tutorial 
O Game Maker agora vem embutido por padrão tutorial para iniciantes. Ele aparece no painel à direita da tela. Usuário experientes podem indicar que eles não querem visualizar o tutorial jamais. Para ajustar o painel de tutorial, Game Maker agora é agora iniciado por padrão em modo tela cheia. Ele no entanto lembra suas configurações então modificando isso uma vez para o modo de janela irá neste momento iniciar neste modo.

3) Alpha-blended backgrounds e sprites 

A nova versão do Game Maker usa backgrounds e sprites com canais alfa (transparência). Isto torna possível criar e usar sprites muito mais agradáveis. Arquivos PNG com essas informações agora são corretamente carregado. O Editor de Sprite e imagem foi completamente reescrito, incluindo muitas novas opções de desenho e efeitos. Um novo seletor de arquivo sprite foi adicionado que mostra as animações em sprites. Também temos um pacote com um grande número de sprites de alta qualidade no Game Maker que você pode usar gratuitamente em seus jogos. 

5) Checagem de colisão melhorado

Você agora tem mais opções de verificação de colisão. Por exemplo, você pode indicar que as colisões deveriam ser fechados com um disco e você terá melhor controle sobre a caixa delimitadora(bounding box). A sub-imagem do sprite pode ter uma máscara combinada e você pode definir a dependência em relação ao valor de transparência alfa. 

6) Telas de Apresentação

Uma nova função splash_show_web (url, delay), foi acrescentada que pode ser usado para mostrar páginas da web como telas. Você também pode usar páginas HTML local para isso. Isto permite um mecanismo poderoso como exemplo criar páginas de ajuda. Um botão de fechar é adicionado às telas. Também uma série de novas ações foram adicionados para mostrar os diferentes tipos de páginas de abertura e para alterar as configurações de abertura. (As antigas ações Show Video e Webpage foram removidos visto que novas ações foram incluídas. Eles vão funcionar ainda em jogos antigos.) 

7) Eventos Trigger

Um novo tipo de evento, foi introduzido: os eventos Trigger. Com os Eventos Trigger você mesmo pode especificar. Você dá-lhes um nome e uma condição, escrito em GML. Após isso, eles podem ser usados em todos os objetos, assim como outros eventos. Com isso você pode estender facilmente a funcionalidade do Game Maker. 

8) Timelines 

As timelines foram estendidas. A forma de propriedade possui botões adicionais como por exemplo, espalhar os momentos e excluir ou duplicar as faixas de momentos. Timelines agora podem ser pausadas e reiniciadas e podem mesmo ser tocadas para trás. Também podem repetir automaticamente agora. 

9) Importando e exportando recursos

A possibilidade de fundir os jogos foi substituído por um sistema muito mais vasto de importação e exportação de recursos. O usuário pode indicar quais recursos exportar para um arquivo (. GMRES). Em seguida, eles podem ser importados em um jogo diferente. Em princípio, só pode existir um recurso para cada nome. Quando há um conflito de nome ao importar o usuário pode especificar para manter o original, substitui de qualquer forma, ficar com o que foi alterado recentemente, ou manter os dois (não recomendado). Para ser capaz de fazer a terceira opção, todos os recursos agora  seguirão quando eles forem modificados. 

10) Script e editor de código reescritos

O script e editor de código embutido foram totalmente reescritos, tornando-se muito mais fácil de escrever código. Por exemplo, há nome de função pop-up completa, ajudar de argumentação, a correspondência de parênteses, a codificação de cor melhorada, os números de linhas, precisão de verificação de erros, trechos de código, e uma sofisticada funcionalidade localizar e substituir. 

11) Velocidade Aumentada 

A velocidade dos jogos que usa código foi consideravelmente melhorado. A aceleração de até 100% às vezes é possível. Também o tempo de carregamento dos jogos  melhorou consideravelmente. Também, quando executando um jogo stand-alone.

12) Outras Mudanças

Há várias outras mudanças e adições. Aqui está algumas das mais importantes.

• Agora você pode usar ícones de alta qualidade para seus jogos.
• Constantes agora pode ser definida em sua própria forma (e não através do Global Game Settings). Como resultado, eles podem permanecer visível enquanto você estiver por exemplo escrevendo scripts. Você também pode carregar e salvar as constantes de arquivos de texto.
• Também estão incluídos os arquivos que não são mostrados no Global Game Settings, mas em sua própria forma.
• Muitas pequenas melhorias visuais.
• Adicionada a função random_range (x1, x2), irandom (x), e irandom_range (x1, x2). Os últimos dão resultados inteiros e pode incluir x ou x2.
• Adicionado funções mouse_wheel_up e mouse_wheel_down.
• Adicionada uma função set_application_title (título) para definir o título da aplicação (que é mostrado na barra de tarefas).
• Adicionada a função file_text_eoln () (Checa se chegou ao final da linha).
• Adicionado read-only variável debug_mode.
• Existe agora uma configuração de jogo para não permitir proteções de tela ou opções de consumo de energia (sleep, Hybernate), enquanto o Jogo estiver sendo executado (padrão como não permitir).
• Funções adicionadas disk_size (unidade) e disk_free (unidade) e um gamemaker_version variável.
• Mensagens de erro Runtime melhores que indica a posição do erro.
• Agora você pode alterar a localização dos arquivos temporários, consulte o documento no tópico Preferências. 
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