quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Professor Zé Rilho (Filosofia): LOGOS

Professor Zé Rilho(Sociologia)

Uma característica especial deste momento é o surgimento do lógos traduzido inicialmente por palavra. Porém seu significa vai além.

O lógos é a própria racionalização do pensamento, é a busca por um discurso de base comprovável em contraposição a outros tipos de conhecimento.
A tradição grega aponta para a passagem do conhecimento de forma tradicional, através da tradição oral (histórias contadas pelos habitantes mais antigos, considerados mais sábios).

Através do surgimento do discurso racional, esses argumentos baseados na tradição são agora refutados. Toda a sociedade grega é baseada em mitos de ordem religiosa.

O papel da razão filosófica é compreender o mundo de forma mais abrangente e menos metafísica. Entende se por metafísica os conceitos que estão além do mundo físico e não são compreendidos de maneira palpável. Para sua compreensão são necessários, muitas vezes, argumentos de natureza esotérica ou mística, pois o conhecimento metafísico extrapola a realidade.

O lógos por sua vez possui como missão a compreensão da realidade através da própria realidade, deixando de lado aspectos místicos e religiosos.

O conceito de Deus é um conceito metafísico,
assim como liberdade e a verdade, uma vez
que, são conceitos diferentes de dureza ou
maciez, esses podem ser vistos ou tocados,
enquanto o conceito de Deus, liberdade e

verdade pura, só podem ser imaginados.

A metafísica também é uma área de estudo da filosofia. Toda a base mitológica de uma cultura é baseada na metafísica. O lógos, portanto, assume a função de interpretar o mundo de forma diferente do mito.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário