O computador pode estar infectado por spyware, vírus ou outro tipo de malware (em inglês significa software malicioso). Ao notar que seu computador está infectado, lembre-se que existem recursos excelentes e sites de comunidades dedicados a ajudar pessoas a livrar seu computador desses males.
Para tanto, antes de procurar um recurso é preciso reconhecer se o seu micro está executando um malware. O Malware é feito para executar de forma a não ser detectado em segundo plano.
Então, para saber se você possui um software indesejável em seu computador, relacionamos abaixo alguns sinais provocados por um malware:
- O PC funciona sempre de forma mais lenta que o normal;
- Para de responder ou trava com frequência;
- Sofre pane e reinicializa no espaço de minutos;
- Reinicializa sozinho e depois não funciona normalmente;
- Os aplicativos não funcionam corretamente;
- Os discos ou unidades de disco ficam inacessíveis;
- A impressão não funciona corretamente;
- Você vê mensagens de erro incomuns;
- Você vê menus e caixas de diálogos distorcidas;
- Os pop ups informativos aparecem em questão de segundos;
- As barras de ferramentas extras não saem em seu navegador;
- O navegador o leva a sites que você não pediu para acessar;
- As configurações do navegador mudam para que sua página inicial não se abra;
- Ocorrem falhas inexplicáveis do sistema;
- Ocorrem repentinas falhas no computador;
- Aparecem imagens ou mensagens inesperadas;
- Ouvem-se sons inesperados, tocados à toa;
- Há programas que se iniciam inesperadamente;
- Os seus amigos dizem-lhe que receberam mensagens de e-mail do seu endereço sem que você os tenha enviado;
- O computador 'encrava' frequentemente, ou então os programas começam a funcionar lentamente;
- Aparecem inúmeras mensagens de erro do sistema;
- O sistema operativo não carrega quando inicia o computador;
- Você repara que certos ficheiros ou pastas foram eliminados ou modificados;
- Você nota um acesso ao disco rígido (mostrado por uma das pequenas luzes brilhantes) quando sabe que não há qualquer programa iniciado;
- O navegador Web comporta-se irregularmente, por exemplo: não pode fechar uma das suas janelas.
Embora haja outros motivos pelo qual o seu sistema pode demorar ou até falhar, se você estiver vendo essas indicações óbvias de malware, é provável que seu sistema esteja comprometido. E, neste caso, já é hora de buscar soluções.
Algumas medidas que podem solucionar o problema:
Atualize os programas antivírus
O primeiro passo para qualquer tentativa de consertar ou recuperar um PC comprometido é atualizar as ferramentas de defesa.
O primeiro passo para qualquer tentativa de consertar ou recuperar um PC comprometido é atualizar as ferramentas de defesa.
- Atualize suas ferramentas antivírus e antispyware para as versões mais recentes e arquivos de definição;
- Se você pode fazer isso em um PC que está com problemas, então faça. Se não, você precisará usar outro computador para fazer o download das últimas versões, passando-as para um CD ou unidade USB que possa usar para trabalhar com o PC infectado;
- Junte os seus CDs e discos originais de software. Você pode precisar deles antes de o procedimento acabar, portanto, é bom ter tudo organizado antes de iniciar.
- Se você ainda não tem um programa antivírus executando em seu computador, há diversas empresas que oferecem esses serviços e programas de proteção e firewall.
Dicas!
- Desinstale qualquer antivírus que esteja usando antes de instalar um novo produto. Ter dois programas diferentes pode causar problemas ao seu computador;
- Geralmente, essas empresas de software fazem ofertas especiais de versões gratuitas de seus pacotes de antivírus e firewall, que são suficientes para conduzi-lo por este processo. Mas, para ajudar a evitar essa confusão novamente, você deverá escolher um deles e obter um registro completo para se manter atualizado;
- Se você ainda possui uma boa conectividade com a Internet, pode usar um dos excelentes varredores online gratuitos de vírus;
- Você também precisará de um bom produto antispyware que possa ajudá-lo com a detecção e remoção de spyware ou outro malware. Geralmente eles não interferem um no outro e cada um parece ter forças diferentes;
- Faça o backup de arquivos importantes. Este é um bom momento para realizá-lo para não perder arquivos importantes. Não há necessidade de fazer backup de programas ou sistemas operacionais, uma vez que eles podem estar comprometidos e podem ser substituídos. Copie os arquivos para algum lugar seguro;
- Ter um backup te dará confiança para atacar esses softwares maliciosos sem medo de perder algo importante;
- Desligue o computador da Internet;
- Se o seu sistema operativo não carregar, inicie o computador no Modo de Segurança (ao ligar o computador, pressione a tecla F8 e mantenha, após escolha o ‘Modo de Segurança', no menu que surgiu), ou use um CD de arranque;
- Certifique-se de que as suas assinaturas de antivírus estão atualizadas. Se possível, não faça o download de atualizações usando o computador que pensa estar comprometido, mas use outro computador. Isto é importante: se o seu computador estiver infectado e você o liga à Internet, um programa malicioso pode enviar informações importantes a um hacker remoto, ou enviar-se a si mesmo a pessoas cujos endereços de e-mail estejam guardados no seu computador;
- Se encontrar algum problema ao retirar programas maliciosos, verifique o website do seu fornecedor de segurança para a Internet para obter informações sobre quaisquer utilitários que possam ser necessários para retirar determinado programa malicioso;
- Se o seu computador estiver ligado a uma rede de área local (LAN), desconecteo dessa rede;
- Faça um scan de todo o computador;
- Se um programa malicioso for encontrado, siga as diretrizes fornecidas pelo seu fabricante de segurança para a Internet. Os bons programas de segurança fornecem a opção de desinfetar objetos infectados, colocar de quarentena objetos que podem estar infectados, eliminando worms e Trojans. Criam igualmente um arquivo de relatório que lista os nomes de arquivos infectados e os programas maliciosos encontrados no computador;
- Se o seu software de segurança para a Internet não encontrar nada, provavelmente a sua máquina não está infectada. Verifique o hardware e software instalados no seu computador (retire qualquer software não autorizado) e assegure-se de que tem o último sistema operacional e patches de aplicações instalados;
- Se necessário, contrate o departamento de suporte técnico do seu fornecedor de segurança para mais conselhos. Pode também perguntar-lhes como submeter um ficheiro de amostra para análise por um especialista de vírus.
Autor: Cesar Augusto Mesquita Borges
Formação: Tecnólogo em Multimídia Digital (Unisul) com cursos na área de Segurança na Internet e Gestão de Projetos
Fonte: www.cursos24horas.com.br/
Formação: Tecnólogo em Multimídia Digital (Unisul) com cursos na área de Segurança na Internet e Gestão de Projetos
Fonte: www.cursos24horas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário