quinta-feira, 3 de março de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): PROGRAMAÇÃO BÁSICA EM ANDROID – Capitulo 1 - Visão geral sobre o Google Android: 1.2) Estrutura Geral da Plataforma Android - 1.2.2) Aplicações


O Android nos fornece um conjunto de aplicações fundamentais, são elas:

- um cliente de e-mail;
- programa de SMS;
- agenda;
- mapas;
- navegador;
- contatos entre outros.

Todos os aplicativos acima presentes no Android foram desenvolvidos na linguagem de programação Java.

O Android nos fornece um conjunto de bibliotecas C/C++ utilizadas por vários componentes do sistema. Veja algumas das bibliotecas abaixo:

- System C library: Consiste em uma implementação derivada da biblioteca C padrão baseado no sistema (libc) do BSD sintonizada para dispositivos rodando Linux.
- Media Libraries: Baseado no PacketVideo’s OpenCORE; são as bibliotecas que suportam os mais diversos formatos de áudio e vídeo, incluindo também imagens.
- Surface Manager: Responsável pelo acesso ao subsistema de exibição bem como as múltiplas camadas de aplicações 2D e 3D;
- LibWebCore: Consiste em um web browser engine utilizado tanto no Android Browser quanto para exibições web.
- SGL – o engine de gráficos 2D - 3D libraries: Uma implementação baseada no OpenGL ES 1.0 APIs; As bibliotecas utilizam aceleração 3D via hardware (quando disponível) ou o software de renderização 3D altamente otimizado incluído no Android.
- FreeType – Biblioteca responsável pela renderização de fontes bitmap e vector;
- SQLite – Conforme já mencionado, consiste no sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) relacional disponível para todas as aplicações.

Até a próxima aula!

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