quinta-feira, 31 de março de 2016

JOL (Itaára / RS): Ex-militares condenados por roubo de fuzil em Itaara ainda serão julgados por assalto a banco

Penas impostas aos cinco ex-militares pela Justiça Militar em Santa Maria variam de dois a 10 anos

Ex-militares condenados por roubo de fuzil em Itaara ainda serão julgados por assalto a banco Joéquisom Taschetto/3ª CJM/Divulgação
Foto: Joéquisom Taschetto / 3ª CJM/Divulgação
Depois de julgados e condenados em primeira instância na Justiça Militar Federal, os cinco ex-militares do Exército acusados de roubar um fuzil da 13ª Companhia de Depósito de Armamento e Munições (13ªCiaDAM), de Itaara, ainda aguardam o julgamento na Justiça Estadual. Isso porque eles também são acusados pelo assalto ao Banco Sicredi, em Val de Serra, interior de Júlio de Castilhos, em 2011. Ainda cabe recurso quanto a condenação pelo roubo do fuzil.

Ex-soldados do Exército e da Brigada Militar são condenados por roubo de fuzil

No último dia 21, eles foram julgados na 3ª Auditoria da Justiça Militar em Santa Maria. Quatro deles foram condenados pelo roubo do fuzil 762, em 2 de março de 2011 e um deles por receptação dolosa. Além disso, quatro deles ainda respondem a um processo pelo assalto ao banco, no dia 25 de março daquele mesmo ano. Entre eles, três eram policiais militares da Brigada Militar. William Vendruscolo de Córdova era policial temporário no 1º Regimento de Polícia Montada em Santa Maria e Diego Antunes Soares e Hugo Guilherme Capieira Rodrigues faziam parte do Batalhão de Operações Especiais em Porto Alegre. Eles foram expulsos da corporação.

Policiais suspeitos de assalto a banco são expulsos da Brigada

Os advogados de Paulo Roberto Severo do Nascimento e Cristiano Bellé Sarturi, respectivamente Carlos Basílio de Siqueira e José Antônio Rosa da Silva, acreditam na redução da pena ou na absolvição de seus clientes em segunda instância.

Leia mais notícias de Polícia

– O meu cliente foi envolvido como participante do crime apenas pela confissão de um dos réus, que não soube sequer identificá-lo. A partir do depoimento dele é que as coisas foram buscadas no processo com várias contradições, com reconhecimentos falhos. As provas são muito inconsistentes. O recurso vai ser feito baseado nesses argumentos, buscando a absolvição. Não existem provas materiais, só a palavra de um – afirma Silva.

Siqueira reforçou a posição: 

– Vamos recorrer e acreditamos na absolvição dele ou na diminuição da pena.

Os defensores públicos da união Alexandre Gallina Krob e José Luiz Kaltbach, responsáveis pelas defesas dos outros três dos réus não foram encontrados para comentar o caso.
As condenações na Justiça Militar
- Cristiano Bellé Sarturi: Condenado a sete anos, um mês e 15 dias por roubo qualificado
- Hugo Guilherme Capieira Rodrigues: Condenado a 10 anos, nove meses e 18 dias por roubo qualificado
- Paulo Roberto Severo do Nascimento: Condenado a 10 anos, nove meses e 18 dias por roubo qualificado
- William Vendruscolo de Córdova: Condenado a sete anos, um mês e 15 dias por roubo qualificado
- Diego Antunes Soares: Condenado a dois anos e dois meses por receptação dolosa
DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário