terça-feira, 29 de março de 2016

JOL (Santa Maria / RS): Prefeitura envia 38 mil devedores para a lista do SCPC e arrecada R$ 8 milhões

Longas filas de devedores têm se formado no setor de atendimento da prefeitura

Prefeitura envia 38 mil devedores para a lista do SCPC e arrecada R$ 8 milhões Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
As longas filas que têm se formado na prefeitura de Santa Maria, de gente que vai pagar dívidas, têm explicação. Só nos últimos três meses, quando o serviço de envio de inadimplentes para protesto passou a ser feito via computador, a Secretaria de Finanças mandou mais de 20 mil nomes de devedores de impostos e taxas ao SCPC. Já foi incluído na lista de mau pagador quem devia IPTU, ISSQN e taxas de lixo ou cemitério, entre outros, nos anos de 2011 a 2015. Agora, só haverá novos envios no início de 2017, de quem não pagar tributos de 2016.
Esse grande volume de inscritos na lista de devedores fez com que mais de 500 pessoas procurem a prefeitura por dia. Um professor da UFSM ficou revoltado porque esperou mais de quatro horas para ser atendido na última quarta-feira e descobriu que tinha sido incluído na lista de devedores por engano.
- Sempre paguei IPTU em dia, em cota única, e foi verificado que foi um erro de sistema e uma falha interna e que eu não tinha nenhum débito. Quais os direitos do cidadão quando há erro? - questiona o professor, que diz ter encontrado outras pessoas com o mesmo problema.
A Secretaria de Finanças diz que vai averiguar a situação e que, na quinta, colocou mais um funcionário apenas para imprimir segundas vias para pagamentos, já reduzindo muito o tempo de espera. Para evitar filas, a segunda via também pode ser impressa pelo site www.santamaria.rs.gov.br/secao/servicosonline, na seção Emissão de Guias.


DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário