quarta-feira, 30 de março de 2016

Professor Au Bert Cain Stein (Física): CINEMÁTICA: Repouso; movimento e referencial



Diariamente observamos pessoas andando; carros se deslocando; água escoando; etc...
Observe a figura abaixo:


Nela vemos uma pessoa sentada em um poltrona de trem (o qual está andando para a direita) e, acenando para a sua esposa na estação ferroviária.

Quando tomamos o trem como referência, a distância da pessoa, que se encontra sentada na poltrona, em relação ao trem, não varia; portanto dizemos que a pessoa está em"repousoem relação ao trem.

Um corpo está em repouso quando a distância entre o corpo e o referencial permanece constante; isto é, não varia com o passar do tempo!

Se tomarmos como referência a esposa do homem, o qual se encontra no trem, verificamos que a distância dele em relação a esposa varia com o tempo; portanto, dizemos que a pessoa está em movimento em relação à sua esposa.

Um corpo está em movimento quando a distância entre o corpo e o referencial varia com o passar do tempo!

O corpo que tomamos como referência para dizer se um outro corpo está em movimento ou repouso é denominado "referencial".

Note, que no exemplo dado, um mesmo corpo pode estar em movimento ou repouso; portanto; os conceitos de movimento ou repouso são relativos, isto é...

DEPENDEM DO REFERENCIAL ADOTADO!

A escolha do referencial é arbitrária e somente de pois de ser escolhido é que podemos dizer se um corpo está em repouso ou movimento.

Observe a figura a seguir e diga quais as corpos estão em movimento em relação aos referenciais "X" e "Y"



Até a próxima "Bazinga"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário