quinta-feira, 28 de abril de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): PROGRAMAÇÃO BÁSICA EM ANDROID – 2.1) Instalando o Eclipse


A ferramenta Eclipse Juno (Eclipse 4.2) é a nossa ferramenta de desenvolvimento que utilizaremos para criar nossas aplicações Android. A linguagem que utilizaremos para criar as aplicações será a linguagem Java, na qual a ferramenta Eclipse dá suporte.

Primeiramente, precisamos efetuar o download da ferramenta antes de instalarmos. Para isso, basta entrar no seguinte endereço abaixo:

http://www.eclipse.org/downloads/

Feito isso será carregado a página de download, conforme demonstra a figura abaixo:



Se observamos a página de download, não encontramos nenhum “Eclipse Juno”. Mas então, onde ele se encontra?

O Eclipse “Juno” e conhecido como Eclipse versão 4.2 (ou melhor, Eclipse Classic 4.2). O nome “Juno” simplesmente é um “nome código” (code name) da versão 4.2 (Cada versão do Eclipse tem um nome para cada versão).

O Eclipse Juno (Eclipse Classic 4.2) está disponível para download nas versões 32 bits e 64 bits. Qual das versões devo baixar?

Primeiramente devemos nos certificar da versão do nosso sistema operacional (se ele é de 32 ou 64 bits). Se o sistema operacional for de 32 bits, “obrigatoriamente” terei que baixar a versão 32 bits do Eclipse.

Se a versão do seu sistema for de 64 bits, o mais “viável” é você efetuar o download da versão 64 bits , porém, você pode também baixar a instalar a versão 32 bits do Eclipse em seu sistema de 64 bits sem problemas.

Para a elaboração desta obra, usarei o Eclipse na versão 32 bits. Para isso basta clicar no link com o título “Windows 32 Bit” referente ao Eclipse Classic 4.2. Feito isso vai se abrir a página conforme demonstra a figura abaixo:




Agora basta clicar no link de download para baixar a ferramenta Eclipse. Depois de efetuado o download da ferramenta Eclipse.

Vamos instalar a nossa ferramenta em um local apropriado. Para instalar o Eclipse, basta “descompactá-lo” em um diretório desejado.

O diretório de instalação do Eclipse para esse caso será o diretório “raiz” “C:\”. Ao descompactar o arquivo da aplicação, certifique-se de que foi gerado o diretório “C:\eclipse” e que o mesmo apresenta o conteúdo demonstrado na figura abaixo:




Se tudo estiver de acordo com a figura acima, significa que os procedimentos foram seguidos, conforme mencionado.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário