terça-feira, 19 de abril de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - Aula 2 – Conceitos básicos para a construção de algoritmos para computadores: 2.2.2 O que são tipos de variáveis?



Sempre que criamos uma variável, nós o fazemos com o objetivo de armazenar algum tipo de valor específico. Por exemplo, se estivermos desenvolvendo um algoritmo que calcule o imposto de renda a ser pago por um assalariado, precisamos de variáveis para armazenar o valor do salário e para os resultados dos cálculos.

Assim, o nome dado à variável deve deixar claro o objetivo da mesma; devemos utilizar nomes sugestivos. Apesar de esta ser a principal diretriz quanto à atribuição de nomes a variáveis, algumas outras regras são apresentadas no Quadro 2.1.

Quando declaramos uma variável, devemos ter em mente quais valores serão armazenados naquele espaço de memória. É essa observação que definirá o tipo da variável a ser declarado. Uma variável pode ser de um dos seguintes tipos:

• Tipo inteiro: Declararemos variáveis do tipo numérico inteiro quando precisarmos armazenar valores inteiros, positivos ou negativos (0, 1, 5, 7, -10, -5...). Por exemplo, se precisarmos de uma variável para armazenar o número de filhos de um funcionário, o tipo ideal para essa variável seria inteiro.

• Tipo real: Declararemos variáveis do tipo numérico real para armazenar valores reais; em outras palavras, valores com ponto decimal (5.7, 3.2, -8.5). Esse seria o tipo ideal para armazenar, por exemplo, o salário de funcionários.

• Tipo caractere: Declararemos variáveis do tipo literal caractere para armazenar um único caractere, que pode ser uma letra ou um símbolo. Por exemplo, para identificar o sexo do indivíduo, armazenaremos apenas o caractere ‘F’ ou ‘M’.


Variável
É uma posição nomeada de
memória, que é usada para
guardar um valor que pode
ser modificado pelo programa

(LAUREANO, 2005, p. 12)

• Tipo cadeia: Declararemos variáveis do tipo literal cadeia para armazenar uma sequência de caracteres, ou seja, uma palavra, uma mensagem, um nome. Assim, se precisarmos de uma variável para armazenar o nome de uma pessoa, esse seria o tipo ideal.

• Tipo lógico: Declararemos variáveis do tipo lógico para armazenar valores lógicos. O valor de variáveis desse tipo será sempre VERDADEIRO ou FALSO. Lembrando a sintaxe:




Assim, suponha que precisemos declarar uma variável para armazenar a idade de uma pessoa, uma para o peso e uma terceira para o nome. Para o peso e a idade utilizaremos variáveis do tipo inteiro e para o nome o tipo será cadeia. Logo, essas declarações ficariam assim:




Atividade 2.1. Aprendemos algumas regras que devem ser seguidas para dar nomes a variáveis. Assinale os nomes de variáveis que obedecem a essas regras:

a) ( ) nome
b) ( ) telefone-celular
c) ( ) nome+sobrenome
d) ( ) 2taxa
e) ( ) telefone_celular
f) ( ) conta1

Atividade 2.2. Para cada valor dado abaixo foi definido um tipo de variável.

Marque os pares “valor e tipo” definidos corretamente:

a) ( ) valor = 2.5 tipo= real
b) ( )valor = ‘F’ tipo= inteiro
c) ( ) valor = -2 tipo= inteiro
d) ( ) valor = ‘M’ tipo= caractere
e) ( ) valor = 5 tipo= cadeia
f) ( ) valor = -10.35 tipo= real
g) ( ) valor = 38 tipo= real
h) ( )valor = ‘Jose’ tipo= cadeia
i) ( ) valor = 135 tipo= inteiro

j) ( )valor = 7.5 tipo= inteiro

2.3. Você está fazendo um algoritmo para calcular a média dos alunos a partir das notas de duas provas. Assim, precisará de três variáveis: uma para a nota da primeira prova, uma para a nota da segunda prova e uma para a média.

Segundo as normas da instituição, as notas das provas devem ser números inteiros de 0 a 10. Já para a média podem ser atribuídos valores com casas decimais.

Utilizando a sintaxe de declaração de variáveis em Portugol e as regras para definição de tipos e de nomes, indique como você declararia essas 3 variáveis.

Dica: lembre-se de escolher

nomes sugestivos para as variáveis.

Até  a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário