sexta-feira, 8 de abril de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): LOGÍSTICA: 7.1 - PROCESSAMENTO DE PEDIDOS



INTRODUÇÃO

O sistema de processamento de pedidos é o centro nervoso do sistema logístico. O pedido é a chave de ignição que, quando acionado, desencadeia o
processo logístico.

A velocidade com que informações precisas de vendas são comunicadas tem impacto direto na eficiência da operação como um todo.

A entrada e o processamento de pedidos referem-se às atividades envolvidas na coleta, verificação e transmissão de informações de vendas realizadas.

Englobam todo o trabalho burocrático associado à venda dos produtos. O uso da Internet para a entrada de pedidos se torna uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas e consumidores. 

O exemplo da Dell relatado anteriormente, onde mais de 50% dos pedidos de compra por parte dos
clientes são realizados via Internet, é digno de nota.

CICLO DO PEDIDO

O ciclo do pedido (Lead Time) é o tempo transcorrido entre a data da colocação do pedido pelo cliente e a data da entrega do produto ao cliente.

A figura 7.1 mostra o fluxo do ciclo do pedido. Os componentes do ciclo de pedido são:

(1) transmissão do pedido;
(2) recebimento do pedido;
(3) preparação do pedido;
(4) expedição do produto;
(5) entrega ao cliente.

O ciclo total de pedido varia de empresa para empresa e de produto para produto. Geralmente, produto de consumo vendido em alta escala têm tempo de ciclo reduzido, pois as empresas produtoras mantêm um estoque para fazer a entrega imediata.

Já produtos especiais, que não são produzidos de maneira seriada, têm um ciclo maior.

A transmissão dos pedidos pode ser feita por telefone, fax, intranet e internet. É cada vez maior a tendência de se usar a transmissão eletrônica de informações para ganhar velocidade e precisão na entrada de pedidos; mas a definição passa pelo estabelecimento do canal de distribuição da empresa.

É importante entender que a velocidade na transmissão do pedido via eletrônica não significa que o ciclo do pedido foi encurtado. A existência de produtos em estoque e a eficiência do transporte na entrega são fatores mais complicados no cumprimento dos prazos estabelecidos.

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS /PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO


COMUNICAÇÃO

Uma das funções do sistema de processamento de pedidos é o de proporcionar uma rede de comunicação que liga o cliente ao fabricante. Os métodos manuais exigem mais movimentação, aumentando a chance de erros de comunicação. O sistema de processamento de pedidos foi o componente que mais se beneficiou com a evolução da tecnologia da informática.

Os pedidos podem ser transmitidos via eletrônica de qualquer lugar instantaneamente.

Por outro lado, o gerenciamento do ciclo do pedido pode permitir ao fabricante e ao cliente, em qualquer momento, saber exatamente o ponto do processo em que o pedido se encontra. Exemplo: Fiat on line.

TELEMARKETING

É uma extensão dos sistemas automatizados de processamento de pedidos.

Permite que a empresa mantenha contatos com clientes existentes que não têm porte suficiente para justificar a visita freqüente de vendedores. Os
contatos com os clientes via telefone pelos vendedores atingirão a cobertura de mercado desejada de maneira econômica e eficaz.

Esse sistema tem sido um volante de vendas, permitindo às empresas aumentarem significativamente o volume de vendas.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário