domingo, 3 de abril de 2016

Contos & Crônicas: "QUANDO O GAÚCHO SAI DE FÉRIAS..."



Todo ano é a mesma coisa!

Chega o mês de Janeiro ou Fevereiro e lá vai o “Gaúcho” com a sua família para a praia. Exprimidos em um pequeno carro popular entre bolsas e sacolas sob os pés dos passageiros, estão o chefe da família e sua esposa; no banco de trás os dois filhos e um convidado deles; a sogra que leva ao colo sua estimada e inseparável folhagem - que mais parece uma árvore; uma sacola com seus medicamentos; o inquieto cachorro vira-latas da família, que na ânsia de procurar o vento que adentra pela janela aberta... Não para de “babar” a nuca do motorista!

No porta-malas do carro estão “mais achatados do que alpargata de gordo” (Metodicamente comprimidos pelo “Gaúcho” na véspera da partida!), as malas de todos os integrantes da família; a “pequena” e colorida bola de praia; bacias; gamela para cortar e servir o imprescindível churrasco; salsichão e outros congêneres, os quais já estão devidamente congelados e acondicionados na caixa de isopor que ainda contém frango; biscoitos; a sempre presente cuia e erva-mate, acompanhadas de sua “mateira” e o inesquecível e já tradicional saco de arroz da marca “Tio João”. Há também entre bolsas e sacolas no interior do carro, uma galinha "enfarofada" que em breves instantes, será instantaneamente consumida por todos, menos pelo “Gaúcho” que está a dirigir, claro!

Ainda sobra espaço no porta-malas para os sacos de carvão; os espetos; a barraca de praia (Que nada mais é do que uma lona que protege a carga dos caminhões!); o guarda-sol; a esteira; os travesseiros; os brinquedos de praia das crianças; uma prancha de isopor da marca “Planonda” muito embora... Ninguém surfa nada e é claro... A bóia da família (Que nada mais é do que a câmara de ar de um pneu de caminhão!).

Dentro do porta luvas; existe uma verdadeira “mini–farmácia” e um já achatado rolo de papel-higiênico para... “Eventuais emergências”, digamos assim!

Todo esse equipamento somente caberia dentro de uma... KOMBI TOTALMENTE VAZIA; mas o pequeno porta-malas daquele carro popular faz mais milagres do que Abraão, Jesus, Maomé, Moisés, Noé e sua Arca... JUNTOS!

Como um tradicional “Gaúcho” ou “Gaúcho” tradicionalista, como queiram, pois aqui, a ordem dos fatores não irá alterar o produto, ele não foge a regra, ou seja; leva sua família para passar dez dias no litoral Catarinense.

Se ele tiver sorte... Não choverá nesse período de tempo!

Vamos à estrada!

Óculos escuros, braço esquerdo apoiado sobre a janela (Aquela em que o cachorro insiste em ficar próximo...!) que está com o vidro abaixado; ao chegar ao seu destino, esse braço estará da cor de um tomate, mas o resto do corpo; branco que nem... “Mandioca descascada!

O “Gaúcho” passa apenas metade do caminho com a cabeça virada para a estrada, pois tem que passar a outra metade com a cabeça virada para o banco de trás, juntamente com um dos braços, para apartar as diversas rixas que ocorrem entre seus filhos durante a viagem e também suportar os nada harmoniosos e eficientes gritos de sua esposa para com os rebentos:

-          Juliano... Fica quieto!

-          Anna... Pára de chorar!

Bem como os comentários de sua sogra:

-          Vá devagar Beto! Estou cuidando o velocímetro! O Carro mal chega aos 80 Km / h

-          Eu acho que erramos a entrada no trevo, a uns 50 Km atrás! Diz a esposa.

-          E só agora é que ela me avisa! Pensa ele.

Ao chegar na casa em que alugou para a segunda quinzena de janeiro ou fevereiro, o “Gaúcho” repara que o lugar não é tudo, ou melhor... Não é nada parecido com o que estava escrito no anúncio do jornal. A casa que fedia a mofo em todos os cômodos, além de não ter cortinas, ventilador, rádio, televisão, não tinha também higiene.

Não tinha nada dentro da casa a não ser uma geladeira enferrujada e perfumada com um terrível odor de alimento estragado, que só não era pior do que o cheiro que vinha de dentro do forno do fogão, que só para complicar as coisas... Não tinha gás!

Chove torrencialmente e faz frio nos três primeiros dias...

No quarto dia... Sol!

Chegando na praia, os “três manés” (O “Bagunça”, o “Anjinho” - que é o melhor amigo e convidado de seu filho e a “Pequena Mimada”) correm desesperadamente em direção ao mar seguidos pelo fiel escudeiro canino, o “Xiru”. Bem atrás está a sogra que carrega uma cadeira de praia em uma das mãos e na outra o seu chapéu de praia, seguida de perto pela sua filha que está carregando uma esteira e o protetor solar das crianças.

A mais de vinte metros de distância de sua mulher, está nosso valoroso “Gaúcho” com o rosto e o corpo encharcados de suor, a proeminente e calva cachola (Também chamada pelos seus dois cunhados de... “Cabeça de Louça”! Ahhh... esses “ricos” cunhados!) mais encarnada que a bandeira do Internacional Sport Club, tropeçando nas próprias pernas e quase caindo naquela areia escaldante, ele carrega heroicamente duas cadeiras de praia; a barraca de praia – que nada mais é do que uma... Lona de caminhão; a caixa de isopor com toda aquela miscelânea gastronômica dentro; a câmera fotográfica e é claro; a bóia da criançada cheia de ar – que nada mais é do que uma câmara de pneu do caminhão, claro. Na sua cintura está a sua bolsa estilo pochete - guaiaca” e entre os seus dentes, está o baldinho das crianças com alguns brinquedos dentro.

Depois de ter armado a barraca; ter prendido o “Xiru” no cabo da barraca (Ledo engano de nosso amigo... logo, logo esse “adorável” ser canino irá desmontá-la!), passado o protetor solar nas crianças, estendido a esteira, aberto as três cadeiras de praia, o “Gaúcho” está finalmente pronto para curtir suas férias e aproveitar o seu merecido e elíseo descanso. Mas por algum motivo ele não consegue relaxar em paz, hora era um vendedor ambulante que passava oferecendo um produto qualquer, milho assado; picolé; caipirinha; capeta; guarda-sol, rede para dormir, óculos escuros (“baratinho, baratinho freguês”! Conforme afirma o profissional de vendas); hora era o ensurdecedor barulho que saía de um alto-falante do porta-malas do carro de um nativo da região.

Como se isso tudo não bastasse, vez ou outra recebia uma bolada de frescobol na cara. Quando eles chegam em casa é aquela confusão, as crianças vão se despindo desordenadamente e saem jogando as roupas de banho cobertas de areia pela casa afora. “Xiru” está brincando com um dos calções de banho e espalha ainda mais a areia pela casa.

A sogra está dormindo no quarto que era reservado para o casal.

Ela dorme, ou melhor... Hiberna profundamente no meio daquela bagunça. A mulher do “Gaúcho” tenta desesperadamente preparar o almoço (Sob os aquilinos olhares e comentários detalhistas do sogro; o qual chegou um dia antes e costuma acordar-se às 07h da manhã para tocar a “alvorada” e fazer as saudáveis caminhadas de... 08Km à beira mar com o “Gaúcho”) e que hoje será servido especialmente às quatro horas da tarde, tendo como prato principal, um belíssimo... “Carreteiro de Charque”.

Nosso amigo está lá fora, tentando retirar INUTILMENTE aquele monte de areia e os restos da galinha enfarofada, tão prazerosamente devorada pelos viajantes durante a viagem.

Depois de terminar todos seus afazeres e depois que todos na casa já tomaram seus devidos banhos, menos a sogra que continua roncando no quarto de casal; o “Gaúcho” vai finalmente para o banheiro tomar uma boa ducha. Entra dentro do Box que está um verdadeiro “chiqueiro”, tudo coberto de espuma, brinquedo de criança e areia espalhada por todos os cantos. Ele também repara que o sabonete está todo coberto por aqueles grãozinhos de areia impossíveis de se tirar.

Então ligou o chuveiro, deu um longo suspiro, pegou aquele “sabonete à milanesa” e começou a se ensaboar com aquele pedaço de sabão que parecia mais um “bombril”. Um minuto depois, o chuveiro queima e despeja instantaneamente aquela água gelada nas costas do nosso amigo. Após uns dois minutos de adaptação, que na verdade parecem quinze, o “Gaúcho” consegue se acostumar com a temperatura da água.

Ele começa a se lavar e percebe que há areia por toda extensão de seu corpo, inclusive em suas partes mais privadas. Nesse momento ele começa a se perguntar, como é que tanta areia pode ter entrado dentro de seu calção, sendo que ele somente havia entrado no mar uma vez, e mesmo assim só ficou na beirada.

Depois de desfrutar um almoço legitimamente praiano, é hora da sobremesa e o prato de hoje é varrer e jogar fora à praia em miniatura que eles conseguiram transportar para dentro da casa. Se existe uma coisa que aquele “Gaúcho” detesta mais do que gremista fanático (Clássico rival futebolístico regional), é areia!

Na hora de dormir é aquele sofrimento!

Os pernilongos atacam por todos os lados, o calor é infernal e só para piorar um pouquinho; as queimaduras do primeiro dia ardem mais do que pimenta.
E assim seguem-se todos os dez dias no litoral. Uma verdadeira epopéia na vida daquele “Gaúcho”, que só queria passear com a família e descansar um pouquinho. No dia em que chegou de volta da viagem, deu graças a Deus por ter voltado, não via a hora de voltar logo para o trabalho e para aquela vida estressante de funcionário público, aquele que trabalha duro, enfrenta longas jornadas de oito a dez horas por dia; entra antes do horário e sai a hora que puder.

Quando o gaúcho sai de férias é assim; leva a família toda, se estressa mais do que quando está trabalhando e depois precisa de outras férias para poder descansar.

Autor: Cesar XYKO Borges
"EM BUSCA DE PEGASUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário