quinta-feira, 14 de abril de 2016

Horta em Apartamento: Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

Saiba quais são os cuidados a tomar para que suas plantas fiquem bonitas e saudáveis

Hortelã, alecrim e poejo estão na lista. Confira dicas para cultivar essas e outras ervas
 31 de janeiro de 2016 às 6:00 - Fonte: ZAP em Casa  - Publicado por: Redação  - 28 Comentários


Além do calor intenso, uma das principais reclamações que surgem durante o verão é a presença indesejada de insetos pela casa. Formigas, mosquitos, pernilongos e outras pragas urbanas são visitas pouco apreciadas em qualquer estação do ano, mas mantê-las longe de casa nessa época costuma ser ainda mais trabalhoso.
repelente natural hortela
Hortelã pode atuar como repelente natural em sua casa (Fotos: Reprodução – Pinterest)

Saiba mais

Veja dicas para cumprir promessas de ano novo relacionadas a sua casa

Confira dicas para escolher uma bela cortina para a sua casa

Uma dica simples e pouco comentada pode inibir a presença desses bichos pela residência. O cultivo de certas plantas repelentes pode não só deixar a casa mais charmosa, mas criar umabarreira contra os insetos. São elas:arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira.
De acordo com professor de paisagismo do Senac, Anselmo Augusto de Castro, geralmente as plantas aromáticas cumprem este papel, pois possuem óleos essenciais que na natureza têm o papel de repelir o ataque de pragas.
repelentes naturais lavanda
É possível cultivar a lavanda de forma criativa

Como cultivar repelente natural

“Ervas como estas gostam de pleno sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter seus benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas”, aconselha o especialista.
Ele reforça que é necessário plantar mais de uma muda, isto é, um conjunto ou maciço, para que determinada espécie cumpra o papel de repelente.
plantas repelentes
É recomendável plantar essas espécies – como o jasmin – em áreas de acesso, como portas e janelas
A boa notícia é a de que algumas destas plantas, como o alecrim e a lavanda, sobrevivem bem à atual temperatura. “Mas mesmo assim não podemos esquecer deirrigá-las, porém menos que as outras”, diz o professor.
“O plantio do alecrim e da lavanda pode ser realizado em um solo mais arenoso ou com calcário. Para as demais, Anselmo recomenda um solo rico em húmus ou composto orgânico (terra preta), além de irrigação frequente.

Fonte: ZAP EM CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário