sexta-feira, 1 de abril de 2016

JOL (Brasília / DF): STF mantém decisão que tirou de Moro investigação sobre Lula

Operação Lava-Jato31/03/2016 | 16h17Atualizada em 31/03/2016 | 22h14

Seguiram o relator, Teori Zavascki, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski

STF mantém decisão que tirou de Moro investigação sobre Lula  Rosinei Coutinho/Supremo Tribunal Federal
Foto: Rosinei Coutinho / Supremo Tribunal Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por oito votos a dois, a decisão provisória do ministro Teori Zavascki que mandou o juiz Sergio Moro enviar todas as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava-Jatopara o tribunal, porque alcançaram autoridades com foro privilegiado.
Relator da operação na Corte, Teori afirmou que "eventuais excessos bem intencionados" podem colocar em risco investigações. Em recado indireto a Moro, o ministro disse "que será difícil", por exemplo, confirmar a validade do grampo feito pela força-tarefa de um telefonema entre a presidente Dilma Rousseff e Lula no qual tratavam do termo de posse do petista para a Casa Civil. 
Teori considerou ilegal a divulgação das interceptações e quer avaliar de quem é a competência para continuar as apurações envolvendo Lula: se o caso ficará no Supremo ou se permanecerá na Justiça do Paraná. Segundo ele, não cabia a Moro avaliar se existiam ou não indícios de que pessoas com foro cometeram crimes, sendo atribuição do STF fazer a análise. 
Presidente do STF, Ricardo Lewandowski disse que há um histórico de juízes e policias que fazem escutas ilegais, que continuam investigando a pretexto do encontro fortuito, quando a pessoa telefona para alguém grampeado. Questionado por Marco Aurélio se fazia referência a Moro, Lewandwoski negou. 
Luiz Fux e Marco Aurélio defenderam que Moro deveria enviar ao STF apenas a parte de pessoas com foro, mas concordaram que as gravações não podiam ter sido divulgadas. Marco Aurélio criticou a divulgação dos grampos que, segundo ele, "colocou mais lenha na fogueira, em prejuízo da nacionalidade e paz social". Celso de Mello fez um desagravo a Teori, que foi alvo de protestos e críticas de grupos pró-impeachment e contrários a Lula. 

AGU
O advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, elogiou a atuação do juiz federal Sergio Moro na condução da Operação Lava-Jato, mas disse que a decisão do juiz de autorizar a divulgação dos áudios entre Lula e a Dilma ofendeu a Constituição e a legalidade vigente.
— Na medida em que alvos interceptados se comunicaram com a presidenta da República, com ministros de Estado e com parlamentares, não poderia sua excelência Sergio Moro ter feito qualquer consideração sobre esta matéria, sob pena de clara usurpação de competência desta Suprema Corte — argumentou Cardozo.

* Zero Hora com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário