terça-feira, 12 de abril de 2016

JOL (Esportes): MP estuda pedir audiência sobre caso de estádios sem torcida em Santa Maria

Sem público11/04/2016 | 19h10

Presidente da FGF pediu a intervenção da CBF após reunião com dirigentes da dupla Rio-Nal

MP estuda pedir audiência sobre caso de estádios sem torcida em Santa Maria  Jean Pimentel/Agencia RBS
Estádio dos Eucaliptos já tem os alvarás necessários para sediar jogos, mas não está adequado ao Estatuto do TorcedorFoto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Nesta terça-feira, faz um mês do início da Divisão de Acesso. E a torcida de Santa Maria ainda não pôde ingressar aos estádios dos Eucaliptos e Presidente Vargas. Por uma liminar do Ministério Público junto à 4ª Vara Cível, os clubes da cidade são obrigados a cumprir a Portaria 290, que consolida os requisitos mínimos a serem contemplados nos laudos técnicos previstos no Decreto 6.795 de 2009, que regulamenta o Estatuto do Torcedor.
A posição das autoridades envolvidas
Apesar de a Portaria 290 valer a partir de janeiro deste ano para todos os clubes do país, a dupla Rio-Nal sustenta que somente em Santa Maria a documentação é exigida. E, por isso, as autoridades não estariam capacitadas, já que nem sequer foram orientadas pelos seus superiores a emitirem tais laudos.  
Clubes ameaçam "parar o campeonato"
A determinação é a mesma para os dois clubes (em caso de descumprimento, deverão pagar multa de R$ 50 mil). O Riograndense está em um estágio mais avançado. É que a casa do Periquito já tem laudos expedidos por bombeiros, Brigada Militar e Vigilância Sanitária – laudos que não se encaixam nas diretrizes da Portaria 290. Já o Inter-SM ainda aguarda a liberação do seu estádio junto às autoridades.
– O que quero analisar é que, a partir das manifestações da Brigada Militar (BM) e dos bombeiros, eles (autoridades) ainda não estão emitindo os laudos no formato exigido – ponderou o promotor Maurício Trevisan.
Não está descartada a possiblidade de uma audiência entre os clubes e as autoridades envolvidas ainda nesta semana.
Leia mais sobre a Divisão de Acesso
– Talvez, ele (promotor) possa pedir uma audiência entre os envolvidos. Isso tem uma importância social muito grande – comentou o juiz Rafael Cunha, da 4ª Vara Cível.
Na tarde desta segunda-feira, dirigentes de Inter-SM e Riograndense estiveram reunidos com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, em Porto Alegre.
– Vamos tentar compor alguma coisa até amanhã (hoje) para que, ao menos, deem um prazo para se adequarem. Eu me responsabilizo pela dupla Rio-Nal. Pediram (MP) que eu assinasse um TAC por todos os clubes, mas não posso fazer isso. Você não pode exigir a mesma coisa da Arena e do Beira-Rio nos outros estádios. A CBF vai encaminhar essa questão ao Ministério do Esporte – afirmou Novelletto.   
DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário