sexta-feira, 1 de abril de 2016

JOL (Santa Maria / RS): Novidades agitam a eleição municipal em Santa Maria, nos últimos dias do prazo para filiações

Eleições 201601/04/2016 | 06h02

Novos candidatos despontam no cenário eleitoral, pouco mais de seis meses antes do pleito

Novidades agitam a eleição municipal em Santa Maria, nos últimos dias do prazo para filiações Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Termina oficialmente neste sábado o prazo de filiações partidárias para quem quiser concorrer às eleições de outubro deste ano. As 27 siglas com representações em Santa Maria buscavam novos nomes para apresentar ao eleitor que anda de nariz torcido para a política local.
Nesse sentido, alguns surgiram, mas não na quantidade desejada. O troca-troca de partido entre os políticos também transcorreu em passo mais lento que o esperado.
Nesta quinta-feira, após uma série de boatos, acabou sendo confirmada a filiação do empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ewerton Falk Brasil, ao PDT.  Ele havia sido assediado por outras duas siglas, PSB e PMDB, mas acabou indo para os pedetistas e é apontado como provável vice do pré-candidato à prefeitura, o vereador Marcelo Bisogno.
O PMDB esteve reunido com o pré-candido do PR, Paulo Ceccim, mas hoje, por exemplo, o principal nome da sigla tem reunião com Beto Albuquerque, o presidente do diretório estadual do PSB. O prefeito disfarçou o motivo do encontro, mas certamente estará na pauta do encontro um possível apoio ao pré-candidato à prefeitura Fabiano Pereira.
Há quem diga que o PMDB poderia apoiar o PPL, que o PBS teria o PP de vice e por aí seguem inúmeras especulações. Ao que tudo indica, os tucanos iriam de chapa pura. Assim como o PDT, o PT segue articulando é tem sido prato cheio de boatos, até de uma possível saída como protagonista do pleito municipal. 
Saída de secretários
De fato, o cenário político local também teve outra movimentação, na quinta-feira, com a saída oficializada de, pelo menos, dois secretários da administração municipal que devem concorrer à vereança: Magali Marques da Rocha (Habitação e Regularização Fundiária) e Miguel Passini (Mobilidade Urbana).
No final do dia, o prefeito disse que só havia recebido dois, mas eram aguardados até ontem os pedidos de saídas de Adelar Vargas (Ação Comunitária), Silvana Guerino (Educação) e Tubias Calil (Infraestrutura e Serviços).
Mudanças e pretensões
Na Câmara de Vereadores, dois vereadores já trocaram de sigla: Jorge Trindade e Tavores Fernandes. O primeiro deixou, ainda em 2015, o PT e migrou para a Rede Sustentabilidade, que deve apoiar Fabiano Pereira à prefeitura. E Tavores saiu, em março, do DEM para virar tucano.
Quem também trocou de partido é o militante de esquerda Tiago Aires que deixou a Rede para, agora, estar no PC do B. Aires, que já concorreu à prefeitura em 2013, deve ser um dos nomes da sigla comunista à vereança.
O goleiro do Riograndense Goico também deve buscar uma vaga para a próxima legislatura (2017-2020) na Câmara de Vereadores. Ele, que já defendeu as cores do Inter-SM onde foi ídolo, filiou-se ao PPL, do pré-candidato à prefeitura Werner Rempel.
Quem não descarta trocar de sigla é o pré-candidato à prefeitura Moacir Alves. Ele tem mostrado descontentamento com o PSD, partido ao qual é filiado, e pode ir para o DEM. Contudo, ele quer uma garantia que possa concorrer ao Executivo.
Mais prazo para a lista
Após as filiações, que se encerram no sábado, os partidos têm até o próximo dia 14 para encaminhar a chamada lista oficial dos novos filiados. O partido que perder o prazo terá validade a última nominata, que é de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário