sábado, 2 de abril de 2016

Reforma e Decoração: Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa


Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa

 31 de março de 2016 às 8:00 - Fonte:  ZAP em Casa - Publicado por:  Redação

1) Comprando a tomada nova

Existem basicamente dois tipos de tomadas à venda, as de 10 ampéres e as de 20 ampéres. Escolha a mais potente se a tomada for usada por equipamentos que consomem mais energia, como geladeiras, ar-condicionado, secadores de cabelo e etc. Ela valerá também para os itens menos potentes. Procure sempre itens certificados pelo Inmetro.


2) Antes de mexer na tomada, desligue o disjuntor correspondente à área da casa onde se vai trocar a tomada


Isso vai evitar acidentes com choques elétricos durante o processo de troca da tomada. Além disso, caso ocorra algum erro na instalação, pode evitar que toda a parte elétrica da casa seja comprometida.


como_trocar_tomada
Alguns cuidados são necessários na hora de trocar as tomadas da casa (Foto: Multicoisas/Divulgação)


3) Ao abrir a tomada, desconecte os fios e veja se ainda está escrito neles o diâmetro transversal

Se o número não estiver à mostra, meça o diâmetro com uma régua simples. Caso o fio tenha 1,8 mm ou mais, ele é seguro e aguenta as tomadas mais fortes, de 20A. Se for menor, é melhor não arriscar e chame um profissional para revisar a parte elétrica da casa.


4) Se a nova tomada for do tipo dupla ou tripla, para até três aparelhos e aposentar de vez os benjamins, é preciso mais cuidado


Não divida os fios por conta própria e chame um eletricista para fazer o serviço com mais segurança. O mesmo serve para tomadas com interruptores, cujo processo é mais complexo. Se for dividir a fiação, use as tomadas de 10A e evite usar equipamentos que puxem muita energia. Para estes, use tomadas simples.


tomada
Para trocar as tomadas mais antigas por modelos mais atuais são necessárias algumas ferramentas (Foto: Multicoisas/Divulgação)


5) Retire o espelho da tomada, que pode ser parafusado ou apenas encaixado


Para tomadas simples, há apenas dois fios. Um azul claro e outro colorido, em geral preto ou vermelho. Corte fora a parte desencapada e abra novamente o fio, deixando cerca de 1 centímetro de cobre para fora, para fixar melhor na nova tomada. Na tomada com três furos, o do meio é sempre o fio terra. Se não houver terra, deixe o conector do meio vazio. Os outros dois podem ser ligados de qualquer lado.


6) Tome cuidado para não deixar fios soltos ou desencapados


Corte eventuais sobras de fio, para que não fiquem enrolados dentro da tomada. A possibilidade de eles entrarem em curto aumenta.


7) Religue o disjuntor e teste as conexões


Nessa hora, vale deixar para colocar depois o espelho da tomada nova. Se algo não funcionar, será necessário retirar tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário