quarta-feira, 27 de abril de 2016

RS: RS tem 10 cidades com decreto de emergência devido à chuva

26/04/2016 19h14 - Atualizado em 26/04/2016 19h14

Aceguá e Dom Pedrito, na Campanha, e Cerrito, no Sul, foram incluídas.

Prefeituras da Região Central do estado também assinaram o ato.

Do G1 RS
  •  
Dom Pedrito é uma das cidades que i nformaram danos causados pela chuva no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Dom Pedrito teve decreto de emergência homologado pela Defesa Civil (Foto: Reprodução/RBS TV)
Chegou a 10 o número de municípios com decreto de situação de emergência devido à chuva homologado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O número aumentou na noite desta terça-feira (26), com a inclusão de Aceguá e Dom Pedrito, na Região da Campanha, e Cerrito, no Sul do estado. Ao todo, 25 municípios informaram danos provocados pelo mau tempo que vem atingindo diferentes regiões do estado desde a semana passada, e que já causou pelo menos duas mortes e deixou feridos.
Além das três cidades, assinaram o decreto as prefeituras de Arroio GrandeCanguçu e Herval, no Sul do estado; de Bagé e Candiota, na Campanha; e de Rosário do Sul e São Francisco de Assis, na Região Central. As prefeituras de Chuí e Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado, informaram que decretaram emergência, mas o ato não consta no sistema da Defesa Civil.
O órgão estadual auxilia os municípios no preenchimento das informações no Sistema Nacional de Defesa Civil, para uma possível homologação caso prejuízos sejam comprovados. Outras 18 prefeituras informaram danos decorrentes da chuva, mas não assinaram o decreto.
A partir da data do evento climático que causou os danos, as cidades têm 10 dias para preencher o sistema e comprovar prejuízos públicos de 2,77% do valor da receita corrente liquida anual, ou de 8,33% em prejuízos privados. Os danos são comprovados por meio de laudos técnicos, relatórios fotográficos, por coordenadores regionais de Defesa Civil.
Danos na Fronteira e Campanha
Cheia do Rio Quaraí (Foto: Reprodução/RBS TV)Cheia do Rio Quaraí (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Fronteira Oeste do estado e a Campanha sofrem com os efeitos dos alagamentos. Em Quaraí, o Rio Uruguai voltou a subir. Agora, ele está mais de 5,5 metros acima do nível normal. Quinze famílias continuam em abrigos, e outras 70 estão em casas de amigos ou parentes. A Secretaria de Assistência Social pede o apoio da comunidade na doação de alimentos e roupas.
Já em Alegrete, na mesma região, o Rio Ibirapuitã começou a baixar lentamente, mas nove famílias permanecem fora de casa. A preocupação é que a água volte a subir por causa do grande volume de chuva registrado em Santana do Livramento.
Em Dom Pedrito, na Campanha, a cheia do Rio Santa Maria obrigou 15 famílias a saírem de casa, e em Jaguarão, o rio que tem o mesmo nome está 3 metros acima do normal, e por isso duas famílias estão desabrigadas e uma desalojada.
Tornado no Noroeste
Museu de São Miguel das Missões (RS) foi destruído (Foto: Defesa Civil/Duvulgação)Museu de São Miguel das Missões foi destruído
(Foto: Defesa Civil/Divulgação)
Um tornado no último domingo (24) destelhou 120 casas e destruiu também o museu do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, principal ponto turístico da região missioneira. Todo ano, o local atrai cerca de 80 mil turistas. Cinco pessoas que trabalham no local ficaram feridas.
Em Campina das Missões, na mesma região o Rio Pessegueirinho transbordou e acabou arrastando uma casa, e provocou a morte de um idoso na manhã de segunda-feira (25). As águas do rio também danificaram estruturas de uma ponte na cidade, no km 11 da ERS-307.
Em Porto Xavier, também no Noroeste gaúcho, um homem morreu após cair no Rio Uruguai enquanto pescava, no domingo (24). O corpofoi encontrado nesta terça.
Confira as 25 cidades que relataram prejuízo:
Aceguá
Alegrete
Arroio Grande
Bagé
Campina das Missões
Candiota
Canguçu
Capão do Leão
Cerrito
Chuí
Dom Pedrito
Herval
Hulha Negra
Jaguarão
Morro Redondo
Pedras Altas
Pedro Osório
Pinheiro Machado
Piratini
Quaraí
Rosário do Sul
Santa Vitória do Palmar
São Francisco de Assis
São Miguel das Missões
Turuçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário