segunda-feira, 25 de abril de 2016

Santa Maria / RS: Com atendimento ampliado, postos começam a vacinar

Gripe A 25/04/2016 | 06h50

Campanha na rede pública começa hoje. Fichas serão dadas para respeitar a ordem das filas

Com atendimento ampliado, postos começam a vacinar Jefferson Botega/Agencia RBS
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS
Após 18 mortes por gripe A confirmadas no Rio Grande do Sul (balanço de sexta-feira), surto da doença no centro do país e muita correria dos santa-marienses em busca de doses em clínicas privadas (veja na página 9), começa hoje a Campanha de Vacinação da Gripe 2016 na rede pública.Em Santa Maria, até o dia 20 de maio, as pessoas que integram os grupos prioritários podem receber sua dose, gratuitamente nos postos de vacinação, que estarão abertos a partir das 7h30min.

De acordo com a secretária da Saúde de Santa Maria, Vania Olivo, o governo do Estado garantiu vacina para todos os grupos, ou seja, ninguém vai ficar sem se vacinar. Por esse motivo, a secretária orienta a população a manter a calma, a paciência e a organização ao procurar os postos.– Pedimos que a população de cada bairro procure pela sua unidade de referência, ou seja, o posto mais próximo ao seu lar, para que não haja superlotação em pontos específicos – diz.

Conforme Vania, as equipes que atuam nos postos ganharam reforços para melhor atender. Haverá pessoas recebendo o público, organizando a fila, providenciando o preenchimento de fichas, tudo para agilizar o processo de vacinação. Segundo a secretária, caso haja fila, fichas serão distribuídas para garantir o atendimento de determinado número de pessoas até o horário de fechamento do posto.– Todos serão atendidos, mas não vamos exceder os horários de atendimento dos postos. Serão 25 dias de campanha, vai dar tempo para todos. Não há necessidade de desespero ou tumulto.
Desde o começo do mês, há filas com tempo de espera de 2 horas Foto: Lizie Antonello / Agência RBS
Sábado é dia de se vacinar
A superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria, Selena Michel, alerta que, no próximo sábado, dia 30, ocorre o Dia D da campanha, com postos abertos o dia todo.– Nesta data, todas as unidades de saúde do município estarão funcionando das 8h às 18h. A população vai contar, ainda, com dois postos volantes para adultos. Uma unidade móvel estará na Praça Saldanha Marinho, das 8h às 18h. Outra, no Monet Plaza Shopping, das 10h às 18h – explica Selena, ressaltando que crianças menores de 9 anos só podem se vacinar em salas de vacinação nos postos.

Quem não está no grupo prioritário pode recorrer à rede privada, que enfrenta filas desde o começo do mês. A Multivacin tem vacinas quadrivalente adulta (R$ 100) e pediátrica (R$ 60). São 300 fichas por dia. A Vivacin não tem vacinas, mas espera receber novo lote em breve. A Imune não tem doses e nem previsão de chegada.

UM ALERTA: A Secretaria de Saúde de Santa Maria faz um alerta: os PAs do Patronato e da Tancredo Neves e a UPA não são locais de vacinação. Da mesma forma, não será feita a vacinação na Policlínica do Rosário, pois o local não está preparado para funcionar com sala de vacinação. Moradores do Rosário devem procurar o Posto Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752)









Nenhum comentário:

Postar um comentário