sexta-feira, 29 de abril de 2016

Santa Maria / RS: VÍDEO: motorista passa a 40 km/h e é multado a 141 km/h em lombada de Santa Maria

Fiscalização29/04/2016 | 06h49Atualizada em 29/04/2016 | 09h30

Pelo menos três veículos foram multados na Faixa Velha de Camobi. Condutores alegam erro do equipamento

VÍDEO: motorista passa a 40 km/h e é multado a 141 km/h em lombada de Santa Maria  Jean Pimentel/Agencia RBS
Douglas Pedro recebeu o aviso da multa na terça-feiraFoto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Ao menos três motoristas já receberam multas por excesso de velocidade aplicadas no domingo do dia 17 de abril, por uma das lombadas eletrônicas da Faixa Velha, no bairro Camobi, em Santa Maria. 

Tarifa aumenta R$ 0,40, a partir de segunda-feira, em Santa Maria
Ao receberem as multas, com velocidades como 116 km/h e 141 km/h, eles levaram um grande susto, pois têm certeza de que passaram pelo local a menos de 50km/h, que é o limite do local.

UFSM sofre corte ainda maior de verbas de custeio e para obras

O veterinário do Instituto Federal Farroupilha Douglas Pedro recebeu o aviso da multa na terça e diz que ficou duas noites sem dormir direito, pois ele pode ter suspenso o direito de dirigir, perdendo a CNH.

Santa Maria é a 9ª cidade com mais acidentes de trabalho no Estado

– Moro em Santa Maria e preciso do carro e da CNH para ir trabalhar todos os dias em Júlio de Castilhos – diz Pedro.

Dnit começa obras de 'túnel' de acesso ao novo shopping

Ele tem extrato bancário comprovando que estava no campus da UFSM e entrou na Faixa Velha pela rotatória. A lombada fica a cerca de 100 metros dali:

– Com meu Palio 1.0, nem teria como chegar a 141 km/h nesse curto espaço. Tenho certeza que passei devagar, mas não olhei para a lombada para ver quanto marcou. Fui tratado como um criminoso, pois sou eu que tenho de provar que a lombada errou. Por sorte, há câmeras na farmácia em frente e dá para ver na imagem que passei quase parando (veja no vídeo). E se fosse numa rodovia e não tivesse câmara para provar? 
Além dele, um dentista e o empresário Valnei Beltrame foram multados na mesma tarde. Beltrame conta que passou a uns 40 km/h e estranhou que a lombada mostrou 116 km/h. Nunca imaginou que iria receber a multa com essa velocidade.

– É absurdo. Espero que o Daer abra o equipamento, veja o erro e anule as multas, para não precisarmos passar por todo o transtorno de ter de recorrer. Imagino se precisar vender o carro na semana que vem, como que vou fazer? Vou pagar a multa? – reclama.

Visores apagados 

Nesta quinta-feira à tarde, as lombadas no local não marcavam a velocidade no visor, só estavam com a luz amarela piscando. O Daer diz que, em princípio, os equipamentos não estão com problema e seguem multando. A dúvida é se outros motoristas foram ou continuam sendo multados de forma errada, como alegam esse três condutores.

A assessoria de imprensa do Daer diz que o setor técnico já foi comunicado e está verificando a situação dessas lombadas, mas ainda não tinha uma resposta na quinta. 

Por enquanto, o Daer orienta os motoristas a registraram queixa na Ouvidoria para contribuir com a apuração do caso. É pelo e-mail ouvidoria@daer.rs.gov.br ou no (51) 3210-5018.
Veja a descrição da multa recebida por Douglas PedroFoto: Reprodução / Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário