segunda-feira, 18 de abril de 2016

Saúde Animal: 10 alimentos perigosos que cães e gatos estão proibidos de comer

Me dá uma provinha?16/04/2016 | 07h04

Saiba quais deles podem colocar em risco a saúde do seu mascote

10 alimentos perigosos que cães e gatos estão proibidos de comer Germano Rorato/Agencia RBS
Pelo bem do próprio animal, resista às carinhas de pidõesFoto: Germano Rorato / Agencia RBS
Dandara Flores Aranguiz
É só aparecer com um lanchinho que eles chegam com a carinha de pidões. Muitas pessoas não resistem ao olhar carente e dão uma provinha ao animalzinho de estimação. Mas é bom saber que a digestão de cães e gatos é diferente da humana, e alguns alimentos podem provocar indigestão e intoxicação entre outros problemas.

Leia também:
Animais de estimação em condomínio: saiba o que pode e o que não podeManter a carteirinha de vacinação atualizada é fundamental para garantir a saúde do seu pet
Como carregar o seu animal de estimação em automóveis?
Adestramento de pets pode ser feito pelo próprio dono do animal


O que é saudável para os humanos, para os animais, pode ser um veneno. A cebola, por exemplo, é rica em flavonoides, tem efeitos antioxidantes, mas em cães e gatos podem causar intoxicação e levar à anemia. De acordo com o médico veterinário Júlio César da Costa, se o animal passar mal após a ingestão de algum dos alimentos não recomendados, o melhor a se fazer é procurar um profissional urgentemente.

– Outro costume perigoso é dar ossos aos cães. Isso não é aconselhado, pois o cachorro pode se engasgar, ou um pedaço pode ser engolido e perfurar os órgãos. Em vez disso, é preferível dar um petisco, mas em pequena quantidade – explica.
Cuidados redobrados
A cachorra Pitty já sofreu muito com problemas com a alimentação. Depois de muitas visitas aos veterinários para investigar uma alergia na pele, eles comprovaram que o organismo dela reage a alguns alimentos. 


Pitty na companhia de Joane, sua tutora. (Foto: Germano Rorato / Agência RBS)

– Ela não pode comer nada temperado, nenhuma comida humana. Carne de porco é proibida. Se ela comer, passa mal, vomita, tem diarreia – explica a tutora Joane Rodrigues, 26 anos. 

Por causa disso, a dieta  de Pitty é totalmente regrada: somente ração especial, probiótica e algumas frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário