domingo, 10 de abril de 2016

Sessão Nostalgia: OS ANOS 80 - "E.T. - O EXTRATERRESTRE"




Lançado no verão de 1982, o filme de Steven Spielberg é um dos clássicos da geração de 80.

A história, sobre um alienígena perdido na Terra que recebe a ajuda de um garoto de 10 anos para fugir de agentes do serviço secreto americano e retornar ao seu Planeta, faturou 04 "Oscars":

  1. Trilha Sonora
  2. Efeitos Especiais
  3. Efeitos Sonoros
  4. Som

E foi ainda indicado em outras 05 categorias:

  1. Filme
  2. Diretor
  3. Roteiro Original
  4. Fotografia
  5. Edição

É responsável por uma das cenas antológicas da telona, em que o E.T. e seu amigo Elliott voam de bicicleta na frente da Lua.

E.T. é um dos filmes mais bem sucedidos da história do cinema: faturou, no ano do lançamento; US$ 700.000.000,00.


VOCÊ SABIA?

  1. O rosto de E.T. foi elaborado tendo como molde asfaces do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein?
  2. A voz original do E.T. é de uma professora de dicção de 82 anos?
  3. Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T, o menino Henry Thomas imaginou que seu cachorro havia morrido e utilizou essa ideia quando se candidatou para o papel, na intenção de passar às pessoas a sensação de tristeza de seu personagem. Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante o teste e o escolheu para protagonizar o filme?
  4. Durante as filmagens de E.T., o ator Harrison Ford fez uma ponta como diretor da Escola de Elliot. Mas na edição final do filme, Spielberg decidiu cortar todas as cenas em que ele aparecia por achar que o personagem era dispensável e servia apenas para distrair o público da história principal?
  5. Na cena de Halloween, pode-se ver uma criança vestida como "Yoda" (Star Wars), que havia aparecido pela 1ª vez em o "Império Contra Ataca", de 1980?
  6. O comunicador usado por E.T. no filme, realmente funcionava e foi construído por Henry Feinberg, um especialista em ciência e tecnologia?
  7. Duas das crianças do filme, Erika Eleniak e Drew Barrymore, muitos anos depois chegaram a posar nuas para a Playboy americana?
  8. No relançamento do filme em 2002, Spielberg mexeu com 140 cenas e acrescentou 05 min no longa. Uma das novidades incluídas é quando o E.T. demonstra estar na maior curtição, coberto de água na banheira, para desespero de Elliot? A cena original foi realizada com um boneco hidráulico, que na hora não funcionou, fazendo com que toda a sequência fosse banida na montagem de 1982.
  9. Foram usados 04 E.T's no filme. Um totalmente eletrônico; outro manipulado com fios invisíveis e um 3º mesclando os dois recursos dos primeiros. O último era uma fantasia usada por dois atores anões, quando precisavam mostrar o E.T. andando.
  10. Além dos anões, Spielberg contratou o ator Mattew de Merritt, nascido sem as pernas. O próprio Merritt criou o jeito de andar do E.T. bêbado de cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário