domingo, 3 de abril de 2016

Sessão Nostalgia: OS ANOS 80 - "TRILOGIA INDIANA JONES"

Criada pela dobradinha Steven Spielberg e George Lucas, a trilogia do arqueólogo (Harrison Ford) que vivia em busca de antigos objetos (a partir daí, muita gente quis ser "arqueólogo" e "aventureiro"), é um clássico exemplo (ícone) dde filmes que marcaram toda a década de 80.

  • O primeiro: "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" foi lançado em 1981;
  • O segundo: "Indiana Jones e o Templo da Perdição", foi lançado em 1984;
  • O terceiro e último dessa trilogia: "Indiana Jones e a última Cruzada", foi lançado em 1989.


INDIANA JONES
"CAÇADORES DA ARCA PERDIDA"
(1981)


Indiana Jones tinha mais de 10 jaquetas de couro, contando com a de Harrison Ford e as dos dublês. Para envelhecê-las, a figurinista Deborah Nadoolman usou um canivete suíço (aquele vermelho multiuso; muito utilizado pelo Mc Giver, lembra?) e uma escova de aço.

O mesmo processo (não havia a high tech de hoje, mas era impressionante a criatividade e a qualidade do efeito!) era feito com o chapéu tipicamente australiano. Harrison e Deborah sentaram e pisaram diversas vezes (você leu corretamente) para dar um aspecto de objeto maltratado pelo tempo.

Em uma das cenas na caverna, Spilberg, Lucas e a produção colocaram 1.000 (mil) cobras. Mas Spielberg ACHOU POUCO, porque o local era grande. Dobraram o número, mas, mesmo assim não ficaram satisfeitos com o resultado visual.

RESULTADO: 7.000 (sete mil) cobras participaram  da cena. A produção recorreu a criadores de cobras em toda a Europa - o filme estava sendo rodado na Inglaterra.

Na famosa cena em que Indiana encara uma cobra da espécie "Naja", há um vidro entre Harrison Ford e a peçonhenta. E foi bom mesmo terem colocado a divisão: Ela dilatou o pescoço, inclinou a cabeça e jogou veneno no vidro.

Alfred Molina, que em "Caçadores da Arca Perdida", viveu "Satipo", o guia de Indiana, fez uma cena assustadora, coberto por tarântulas. Mais de 20 anos depois, ele viveria o vilão "Dr. Octopus" em "Homem Aranha-2".

Vic Armstrong, um dos muitos dublês de Harrison ford na trilogia, foi escolhido para o primeiro filme por se parecer muito com o protagonista. Ele foi dublê em "Caçadores da Arca Perdida"; dublê de estúdio em "Indiana Jones e o Templo da Perdição"e coordenador dos dublês em"Indiana Jones e a Última Cruzada". Vic é casado com Wendy Leach, dublê de Kate Capshaw (a Willie Scott em "Indiana Jones e o Templo da Perdição") e de outras atrizes da trilogia.

O nome "Indiana" foi escolhido por George Lucas, que tinha um cachorro que se chamava assim. A princípio, o herói seria chamado "Indiana Smith", mas Spielberg não gostou.

Tim Matheson, Peter Coyote e Tom Selleck (protoganista do seriado "MAGNUM - I.P.", recordas?) fizeram testes para o papel do protagonista. Selleck chegou a agradar os produtores, só que foi escalado na mesma época para viver o seriado "MAGNUM - I.P." na televisão. Harrison ford foi um dos primeiros nomes a ser pensado por Spielberg, mas, como já havia atuado em "Guerra nas Estrelas" (já publicado nesse espaço), George Lucas relutava em chamá-lo de novo. Mas Spielberg insistiu e ele foi o escolhido.

 INDIANA JONES
"O TEMPLO DA PERDIÇÃO"
(1984)

Na repulsiva cena em que Harrison Ford e o ator Ke Huy Quan estão em uma caverna, Spielberg exigiu que fossem usados nada menos do que 50.000 (cinquenta mil) bichos nojentos como baratas; lacraias e escorpiões.
Indiana Jones era ágil, esperto, lutador e se safava de tudo. Mas numa das cenas de luta, Harrison Ford se machucou seriamente e começou a sentir muitas dores, por causa de uma hérnia nas costas. Tudo foi feito para ele melhorar: terapia; remédio; gelo... Nada funcionava. Uma manhã, antes de começar a filmar, o ator se levantou e não conseguia andar nem voltar para a cama. Spielberg e Lucas decidiram parar as filmagens por três semanas. Harrison foi levado para Los Angeles/U.S.A. (estavam na Inglaterra) e operado. O filme rodou este tempo todo com dublê. Quando o ator voltou, só foram feitas as cenas em que ele aparecia em close.

INDIANA JONES
"A ÚLTIMA CRUZADA"
(1989)

O filme custou trinta milhões de dólares (US$ 30.000.000,00) e em 12 dias de exibição arrecadou 47 milhões de dólares (US$ 47.000.000,00), só nos U.S.A.
Esta 3ª parte também tem direito a cenas bizarras com animais. Desta vez, ratos. Spielberg e Lucas queriam 10.000 roedores. Para conviver com eles e ter certeza de que não passariam doenças, a produção chamou criadores de ratos, que de início providenciaram 2.000 bichinhos. Eles foram se reproduzindo no estúdio, até que seu nº chegou ao desejado.
Nenhum animal foi sacrificado para o filme. Na cena do incêndio na caverna, os ratos queimados são mecânicos.
Numa das cenas do filme, Steven Spielberg, que é judeu, coordsenou a marcha de um exército nazista (ironias da vida).
"Indiana Jones e a Última Cruzada" teve recorde de locações: Espanha; Itália; Egito; Inglaterra; Jordânia e Alemanha.
O ator e promessa de galã River Phoenix, que morreu após consumir um coquetel de drogas aos 23 anos, interpretava o jovem Indiana Jones.

VOCÊ É FÃ DE "INDIANA JONES"?

01) Indiana Jones tinha verdadeira aversão a:

a) cobras;
b) baratas;
c) ratos;
d) morcegos.

02) Willie Scott, parceira de aventuras de Indiana em o "Templo da Perdição", era:

a) pesquisadora;
b) cantora de cabaré;
c) escritora;
d) dançarina.

03) Qual era a arma principal de Indiana?

a) revólver;
b) espingarda;
c) chicote;
d) faca

04) O que consquistaria quem tivesse a "pedra de Sankara" em mãos?

a) glória e poder;
b) fama e glória;
c) fortuna e glória;
d) amor e poder, bem como dizia Rosana (a cantora brasileira dos anos 80).

05) Qual era o apelido do parceiro mirim de Indiana?

a) baixinho;
b) Japinha;
c) magrinho;
d) garoto Juca.

06) Qual foi a sobremesa oferecida no jantar no Palácio de Pankot, em "O Templo da Perdição"?

a) olhos de boi com doce de chocolate;
b) cérebro de macaco gelado;
c) lesmas ao molho de frutas;
d) bala de leite Kids, a melhor bala que há.



RESPOSTAS:

01) a
02) b
03) c
04) c
05) a
06) b


  
INDIANA JONES
"O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL"


Lançado em 22 de maio de 2008. Como os outros filmes da série, teve Steven Spielberg na direção, George Lucas como argumentista e produtor e Harrison Ford no papel principal. A história se passa em 1957 (19 anos depois do filme anterior, Indiana Jones and the Last Crusade), e é mais inspirada nos filmes B de ficção científica daquela década, com Indiana Jones participando de uma expedição em busca de uma caveira de cristal com poderes místicos que está sendo procurada por espiões soviéticos. O filme foi bem-sucedido crítica e financeiramente, apesar de ter desagradado alguns fãs.

Sinopse


No ano de 1957, Indiana Jones e seu amigo George "Mac" McHale são raptados por militares soviéticos, liderados pela Coronel Doutora Irina Spalko, enquanto faziam escavações arqueológicas no México. De lá são transportados para uma instalação militar secreta no deserto de Nevada chamada Hangar 51. Com a orientação de Indiana, os russos pegam um caixão magnético com o corpo de um ser extraterrestreencontrado 10 anos antes em RoswellNovo México. Após isso, Indiana tenta escapar mas descobre que Mac se aliou aos soviéticos. Um confronto se segue, com Indiana fugindo em um carro-foguete, que o leva a uma cidade de testes nucleares, com o herói sobrevivendo à explosão nuclear ao se esconder em uma geladeira revestida de chumbo. O incidente leva-o a ser questionado pelo FBI, que revela que o está investigando devido aos laços de Mac com os comunistas.
Voltando a universidade em que leciona em Connecticut, Indiana é afastado pelo reitor para evitar que a investigação do FBI o leve a ser demitido. Na estação de trem, Indiana é impedido por um jovem, Mutt Williams, que diz que um velho colega de Indiana, Professor Harold Oxley, sumiu após encontrar uma caveira de cristal perto das linhas de Nazca, no Peru. Em um restaurante, os dois discutem Akator (também conhecida El Dorado), as caveiras e a tribo Ugha. Quando Mutt passa a Indiana uma carta de Oxley, agentes soviéticos se aproximam deles, e uma perseguição se segue no campus. Após fugir, Indiana percebe que Mutt fora seguido pelos soviéticos, e decide ir ao Peru atrás de Oxley.
No Peru, Indiana e Mutt descobrem que Oxley ficou em um sanatório em uma igreja até ser sequestrado pelos soviéticos, e lá descobrem pistas que levam à tumba de Francisco de Orellana, um Conquistador que desapareceu buscando Akator. No túmulo, os dois encontram a caveira de cristal, mas ao saírem do cemitério, são capturados pelos soviéticos, que os levam para um acampamento no Brasil. Lá Mutt reencontra sua mãe – que revela ser Marion Ravenwood, velho amor de Indiana – e os soviéticos revelam que a caveira de cristal, que possui um magnetismo capaz de atrair até objetos não-ferrosos, é o esqueleto de um extraterrestre (porque o corpo de Roswell também possui um esqueleto cristalino), e possui poderes psíquicos (levando Oxley a loucura após este passar tempo demais exposto a ela). Indiana, Marion, Mutt e Oxley tem uma tentativa frustrada de fuga, no qual Marion revela que Mutt se chama Henry Jones III, e é filho de Indiana.
Os quatro finalmente consegue escapar em uma longa perseguição veicular envolvendo lutas de espada, macacos e formigas gigantes. Mac se une ao grupo dizendo que é um agente duplo contra os soviéticos (mas está realmente orientando os comunistas). Após fugir em um veículo anfíbio, Indiana e o grupo chegam ao Templo de Akator, uma pirâmide estilo Maia na floresta Amazônica. Dentro do templo, Indiana usa a caveira para entrar na câmara central, onde treze esqueletos de cristal, um sem cabeça, estão sentados em círculo. Mac então revela suas intenções verdadeiras, enquanto Spalko invade a sala, e devolve a caveira ao esqueleto decapitado. O ser desperta, e se comunica com Oxley em dialeto maia. Indiana traduz dizendo que os aliens querem recompensá-los. Spalko diz que quer "saber tudo".
O ser passa a jogar o conhecimento de sua raça na mente de Spalko, enquanto um portal se abre sobre a sala - Oxley reavém sua sanidade, e diz que os aliens são criaturas extradimensionais. O templo começa a se desmanchar e a ser sugado pelo portal, um destino que Indiana, Marion, Mutt e Oxley escapam, mas não Mac e os soldados de Spalko. Quando todos os esqueletos se unem em um único ser, o conhecimento se prova demais para Spalko, que é desintegrada e sua essência sugada pelo portal. O templo desaba, e um disco voador sai dos destroços enquanto o rio Amazonas alaga o vale. De volta aos Estados Unidos, Indiana é reintegrado a faculdade e se torna reitor adjunto, e ele e Marion finalmente se casam.

Elenco

Sean Connery não quis sair de sua aposentadoria para participar como o pai de Indiana, Prof. Henry Jones Sr. - Ford declarou jocosamente que "eu estou velho suficiente para interpretar meu próprio pai". A ausência tanto de Connery quanto do falecido Denholm Elliot, que interpretava o reitor e curador Marcus Brody, é justificada como sendo que ambos os personagens morreram, e aparecem como fotos na mesa de Indiana. Marcus também aparece em uma estátua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário