quarta-feira, 27 de abril de 2016

TANTO MAR (Bom dia Portugal!) - Chico Buarque





Tanto Mar" de Chico Buarque
"Tanto mar" comemora a vitória do Estado democrático, em festa. E não só o reencontro com a liberdade. É a alegria, a esperança cantada. Esta música - que festejava a Revolução dos Cravos, em Portugal - foi proibida. Tem uma 1ª versão de 1975 e uma segunda em 1978. A letra da canção tinha um destinatário especial ("Sei que estás em festa, pá"), o português José Nuno Martins (que na altura era um dos melhores amigos de Chico Buarque. 


Quando o disco foi editado, em 1975, vivia-se em Portugal a euforia da Revolução de Abril. Como sempre solidário, Chico quis homenagear esse tempo de liberdade e compôs uma das suas melhores e mais emblemáticas canções.

A canção foi incluída (e naturalmente cantada) no concerto que deu origem ao álbum "Chico Buarque & Maria Bethânia ao vivo", mas a censura brasileira da altura proibiu a sua divulgação e apenas foi autorizada a sua inclusão no album como tema instrumental.

É claro que em Portugal a versão original cantada foi a que apareceu editada, tornando-se rapidamente um dos maiores êxitos da época. Dois anos depois, já com a revolução dos cravos em "banho-maria", Chico alterou (compreensivelmente) a letra e a nova versão, intitulada "Tanto Mar II" viu a luz do dia no album "Chico Buarque", editado em 1978.

Estranhamente, porém, mesmo com o avançar dos anos e a modificação das mentalidades esse "erro" nunca foi corrigido: as sucessivas edições do album em cd continuaram a trazer sempre a versão instrumental.




"Tanto Mar"
Chico Buarque
  

Sei que está em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor no teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, que é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente

Algum cheirinho de alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário