domingo, 24 de abril de 2016

Veículos Alternativos: Meios alternativos de transporte

As cidades ao redor do mundo estão cada dia mais populosas, e comumente há a necessidade de se planejar meios de transportes eficientes que atendam de maneira satisfatória os usuários. O desenvolvimento de meios de transportes alternativos nos grandes centros urbanos tem sido uma alternativa econômica e eficaz na conservação do meio ambiente, e na melhoria do trafego das vias.
A França é um exemplo claro da utilização de meios alternativos de transporte, por exemplo, o barco tem sido um meio de transporte amplamente utilizado em rios, canais e no litoral do país para o trafego de pessoas entre lugares distantes. Numerosas balsas ligam a França à Inglaterra, Irlanda, e a Córsega aos portos de Marselha, Toulon e Nice. Além do barco, várias vias verdes têm sido abertas aos ciclistas permitindo dessa maneira percorrerem diversas cidades e regiões do país aproveitando a paisagem, e cuidando melhor da saúde. Para conhecer um pouco mais os meios alternativos de transporte na França como o barco, acesse o site: http://www.batobus.com/
barcos_França
A Holanda criou um transporte bem criativo para transportar crianças à escola. A superbicicleta tem lugar para 10 crianças e um adulto, além de ser um meio de transporte sustentável que não polui o meio ambiente. O veículo tem uma atração a mais enquanto as crianças pedalam um sistema de som que anima as crianças, e toldos que as protegem do sol e da chuva.
Superbicleta_Holanda
Nos Estados Unidos o diciclo é um equipamento robusto e simples de utilizar, pois é alimentado por duas baterias de lítio e sua velocidade máxima é de 20 km/h. É uma maneira econômica de fugir do trânsito das grandes capitais, e é fácil de manobrar.
Diciclo_USA
O Personal Rapid Transit (PRT) também conhecido como podcar é um meio de transporte público de pequenos veículos automatizados que são operados em uma rede de trilhos guia automatizado. Os veículos transportam de 3 a 6 pessoas por viagem. Atualmente existem dois exemplos de PRT no mundo: PRT de Morgantown nos Estados Unidos, e o PRT do Aeroporto de Londres Heathrow na Inglaterra. Para conhecer um pouco mais sobre o PRT acesse o site:http://transportation.wvu.edu/prt
PRT_Estados Unidos
PRT_Inglaterra
Portugal tem utilizado o Ecomobile como meio de transporte alternativo para quem gosta de passear pela cidade de Lisboa pedalando e respirando ar puro.
 Ecomobile
O Aeromóvel é um meio de transporte alternativo urbano automatizado em via elevada que utiliza um sistema singular de propulsão pneumática. A cidade de Porto Alegre no Brasil é a primeira a utilizar no país este veículo com capacidade para transportar 150 passageiros.
Aeromovel
A Alemanha tem um dos mais antigos meios de transporte alternativo em circulação desde 1901 o monocarril, também conhecido como monotrilho ou monoraill que consistem em uma ferrovia constituída por um único trilho. Existem dois tipos de monocarril: os suspensos, onde o veículo está localizado debaixo do carril e suspenso por cima, e o veículo encaixa-se no carril. No outro modelo as rodas são colocadas dentro do carril.
Monotrilho-Alemanha
Na Áustria, o teleférico é um meio de transporte alternativo utilizado para transportar passageiros em locais íngremes, montanhas e florestas. Este veículo utiliza cabos para a sustentação e a tração. Esses cabos podem ser fixos sobre os quais se deslocam às roldanas das suspensões pertencentes às cabinas.
Teleferico_Austria
Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.
Marisa Fonseca Diniz
Skype: marisa-diniz
Licença Creative Commons
O trabalho Meios alternativos de transporte de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Fonte: Google Imagens - Veículos Alternativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário