segunda-feira, 9 de maio de 2016

Brasília / DF: URGENTE: Renan mantém impeachment de Dilma e descarta 'brincadeira com democracia'

URGENTE: Renan mantém impeachment de Dilma e descarta 'brincadeira com democracia'

Publicado: Atualizado: 
RENAN DILMA
Imprimir
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), ignorou o ato do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a votação que deu prosseguimento ao impeachment no dia 17 de abril.
Ele considerou a decisão "absolutamente intempestiva”.
“Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso no processo.”
Segundo ele, não cabe ao presidente do Senado dizer se é justa ou não, cabe ao plenário decidir. "Não caberia a mim interferir no conteúdo dos discursos proferidos pelos parlamentares para decidir se poderiam ou não anular a deliberação."
Patetada
Mais cedo, ao saber da decisão do pepista, Renan se reuniu inicialmente com correligionários e logo em seguida com senadores de diversos partidos.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que participou da reunião, classificou a atitude do presidente da Câmara como uma “patetada”.
“O processe foi completamente legal, todo acompanhado pelo Supremo Tribunal Federal e não seria uma decisão radical, uma patetada, que voltaria tudo ao principio. A dúvida é se a atitude foi de um pateta ou três.”
O peemdebista se referia a um encontro entre Maranhão, o advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
A maior reclamação dos senadores pró-impeachment é que o presidente da Câmara não poderia passar por cima da decisão de 367 deputados.
“O plenário é superior. É a última instância e o plenário decidiu dar prosseguimento ao impeachment. Continua tudo igual no Senado. A decisão da Câmara foi irresponsável, um verdadeiro escárnio institucional. Uma ação articulada, na qual Maranhão foi apenas um tarefeiro. A matéria na Câmara é conclusa, tramita no Senado há mais de 15 dia."
Líder do governo, o senador Humberto Costa (PT-PE), também esteve com Renan, e antes do anúncio oficial já dava como certa a decisão de Renan de manter o tramite do impeachment. “A depender do resultado, podemos recorrer ao STF”, disse o senador ao HuffPost Brasil.
LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário