sexta-feira, 13 de maio de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): LOGÍSTICA: 7.5 - GESTÃO DE ESTOQUES


O controle do estoque é parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver uma parcela significativa do custo logístico e representar uma porção substancial do capital da empresa.

Na verdade, estoques sejam de matérias primas, produtos intermediários ou produtos acabados servem para uma série de finalidades:

• Melhoram o nível de serviço
• Incentivam economias na produção
• Permitem economias de escala nas compras e no transporte

Agem como proteção contra aumento de preços
Protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento

Segurança contra contingências

Melhorar o nível de serviço

Estoques auxiliam a vender os produtos da empresa. Estes podem ser localizados mais próximos aos pontos de venda e com quantidades mais adequadas. Isto é vantajoso para clientes que precisam de disponibilidade imediata ou tempo de ressuprimento pequenos. Para a firma fornecedora, isto significa vantagem competitiva e menores vendas perdidas.

Incentivar economias na produção

O mínimo custo unitário de produção geralmente ocorre para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho. Estoques agem como amortecedores entre oferta e demanda, possibilitando uma produção mais constante, que não oscila com as flutuações de vendas.

Permitir economias de escala nas compras e no transporte

Uma das finalidades do estoque é obter descontos na compra de mercadorias com o uso de lotes maiores do que as demandas imediatas, e possibilitar descontos nos fretes pelo emprego de lotes que otimizam a capacidade dos veículos.

Proteção contra alterações nos preços

Bens comprados nos mercados abertos têm seus preços ditados pelos níveis de oferta e demanda. 

Compras podem ser antecipadas em função de aumentos previstos nos preços. Isto acaba criando estoque, que deve ser administrado pela área de logística.

Proteção contra oscilações na demanda

Em muitas ocasiões, não é possível conhecer com certeza as demandas de produtos ou os tempos de ressuprimento. Para garantir disponibilidade de produto, deve-se manter um estoque adicional de segurança.

Proteção contra contingências

Greves, incêndios, inundações, etc são apenas algumas das contingências que podem atingir uma empresa. Manter estoques de reserva é uma maneira de garantir o fornecimento normal nessas ocasiões.

Parece claro que manter estoques oferece inúmeros benefícios, mas seus custos são elevados e têm subido dramaticamente com as taxas de juros. Para o especialista em logística, existe o desafio de minimizar o investimento em estoque, ao mesmo tempo em que balanceia a eficiência da produção e da logística com as necessidades de marketing.

O alto custo do capital tornou este problema um assunto vital para a empresa.

Independentemente dos motivadores existentes para a redução dos níveis de estoques, a dinâmica do consumo de materiais em determinado elo da cadeia de suprimentos pode ser representada por gráficos, conforme ilustrado na figura 7.5.1.



Quando não há incertezas, a taxa de consumo média dos produtos é totalmente previsível dia após dia. Dessa forma, pode-se saber exatamente quando o nível de estoque chegará a zero. Conhecendo o tempo de ressuprimento, é fácil definir o ponto de ressuprimento de maneira que o abastecimento ocorra quando o estoque zerar.

Por outro lado, no mundo real, onde as incertezas fazem parte do dia-a-dia, a taxa de consumo dos produtos não é totalmente previsível, podendo variar consideravelmente ao redor do consumo médio. Além disso, o tempo de ressuprimento também pode variar, ocasionando atrasos na entrega.

Para se proteger desses efeitos inesperados, as empresas dimensionam estoques de segurança (ver figura 7.5.1), em função de uma probalidade aceitável de falta de produto em estoque.


POR QUE E COMO REDUZIR OS NÍVEIS DE ESTOQUE?

Cada vez mais, as empresas estão procurando garantir disponibilidade de produto no cliente final, com o menor nível de estoque possível. São diversos fatores que determinam esse tipo de política, conforme descrição a seguir:

• A diversidade crescente no número de produtos, que torna mais complexa e trabalhosa a contínua gestão dos níveis de estoque, dos pontos de pedido e dos estoques de segurança.

• O elevado custo de capital, reflexo das altas taxas de juros no Brasil, tem tornado a posse e a manutenção de estoques cada vez mais onerosas.

Por outro lado, diversos fatores têm influenciado a gestão de estoques na cadeia de suprimentos a fim de aumentar a eficiência com a qual as empresas operam os processos de movimentação de materiais (transporte, armazenagem e processamento de pedidos), conforme ilustra a figura 7.5.2.

Aumentar a eficiência desses processos significa simplesmente deslocar para baixo a curva de custos unitários de movimentação de materiais, permitindo operar com tamanhos de lotes de ressuprimento menores, sem no entanto afetar a disponibilidade de produtos desejada pelos clientes finais ou incorrer em aumentos nos custos logísticos totais.



Destacamos três fatores que têm contribuído substancialmente para a redução dos custos unitários de estoque e movimentação de materiais:

• Formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos;

• Surgimento de operadores logísticos;

• Adoção de novas tecnologias de informação para a captura e troca de dados entre empresas.

FORMAÇÃO DE PARCERIAS ENTRE EMPRESAS

A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos, fenômeno verificado inicialmente entre montadoras e fornecedores na indústria automobilística japonesa, tem permitido reduções nos custos de estoques por meio da eliminação de diversas atividades que não agregam valor. Dessa forma, nenhum produto deve ser feito, nenhum componente deve ser pedido enquanto não houver necessidade.

Este é o princípio do Just In Time.

Essencialmente, o JIT adota o conceito de puxar a produção na qual a demanda, no final da cadeia de suprimentos, puxa os produtos em direção ao mercado, e o fluxo de componentes pertinentes a estes produtos também é determinado pela mesma demanda. Como o objetivo final é o ressuprimento just in time de peças e materiais, tarefas como o controle de qualidade no recebimento, licitações e cotações de preços foram praticamente eliminadas na relação comercial entre as empresas, mediante o estabelecimento de parcerias.

SURGIMENTO DE OPERADORES LOGÍSTICOS

Os grandes operadores possuem know how e oferecem a possibilidade de redução de custos unitários na movimentação de produtos entre empresas. Por outro lado, com um maior grau de confiabilidade nas operações de movimentação, consegue-se reduzir o tamanho do estoque.

ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

O advento de novas tecnologias de informação, como códigos de barras, EDI, Internet, etc trouxe vários benefícios inerentes à captura e disponibilização de informações com maior grau de precisão e pontualidade. A eliminação de erros e do retrabalho no processamento de pedidos, fato que reduz substancialmente os custos associados a essa atividade, e para a redução da incerteza com relação à demanda futura, ao serem compartilhadas as séries de vendas para o cliente final por todas as empresas da cadeia.

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário