segunda-feira, 2 de maio de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): Segurança na Internet - TIPOS DE ATAQUES: WORMS


Worm (verme em inglês) é um programa malicioso que se utiliza de uma rede para se espalhar por vários computadores sem que nenhum usuário interfira neste processo. Desta forma, nota-se a diferença entre vírus e worm.

Os worms são perigosos e agem de modo diferente, comparando-se aos vírus, pois eles podem ser disparados, aplicados e espalhados em um processo automático, sem precisar se anexar a nenhum arquivo.

Detectar a presença de um worm em um computador não é uma tarefa simples.
Muitas vezes os worms realizam uma série de atividades, incluindo sua propagação, sem que o usuário tenha conhecimento.

Embora alguns programas antivírus permitam detectar a presença de worms e até mesmo evitar que eles se propaguem, eliminá-los nem sempre é possível.

Geralmente o worm não tem como consequência os mesmos danos gerados por um vírus como, por exemplo, infecção de programas e arquivos ou a destruição de informações. Mas, isso não significa que não represente uma ameaça à segurança de um
computador, ou que não cause algum tipo de dano.

Worms podem ser responsáveis por:

• Consumir muitos recursos;
• Degradar sensivelmente o desempenho de rede;
• Lotar o disco rígido de computadores devido à grande quantidade de cópias de si mesmos que costumam propagar;
• Gerar grandes transtornos para aqueles que estão recebendo tais cópias.

Para proteger um computador de worms, além de utilizar antivírus que permita detectar e até mesmo evitar a propagação, é necessário que o sistema operacional e os softwares instalados em seu computador não possuam vulnerabilidades.

Normalmente um worm procura explorar alguma vulnerabilidade disponível em um computador para que possa se propagar. Portanto, as medidas preventivas mais importantes são aquelas que procuram evitar a existência de vulnerabilidades.

Outra medida preventiva é ter instalado em seu computador um firewall pessoal.


Ele pode evitar que um worm explore uma possível vulnerabilidade em algum serviço disponível em seu computador ou, em alguns casos, mesmo que o worm já esteja instalado em seu computador, pode evitar que explore vulnerabilidades em outros computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário