sexta-feira, 20 de maio de 2016

C.A.P's (Cursos Abertos Profissionalizantes): LOGÍSTICA: 7.6 - ARMAZENAGEM


No abastecimento das empresas e na distribuição de produtos, a atividade de armazenagem é o elo entre o fornecedor e a produção, e entre a produção e o cliente. No decorrer do tempo, a armazenagem evoluiu de uma condição inferior na empresa para uma das funções mais importantes dentro do sistema logístico.

A figura 7.6.1 mostra o sistema de armazenagem do lado do abastecimento da empresa. Podemos definir armazenagem como a parte do sistema logístico da empresa que estoca produtos entre o ponto de origem e o ponto de consumo, proporcionando informações para a alta administração da empresa sobre a situação dos itens estocados.

O termo Centro de Distribuição é o mais utilizado. Entretanto, armazém é o termo mais genérico. Alguns autores definem o Centro de Distribuição como um armazém de produtos acabados.

Também aplicado às instalações a partir das quais pedidos do atacado e varejo podem ser atendidos.

NATUREZA DA ARMAZENAGEM

A armazenagem é necessária pelas seguintes razões:

• Obter economias de transporte.
• Obter economias de produção.
• Manter uma fonte de fornecimento.
• Atender o nível de serviço estabelecido pela empresa.
• Superar as diferenças de tempo e espaço que existem entre produtor e consumidor.
• Conseguir uma logística de menor custo total em consonância com o nível de serviço desejado.



LOCALIZAÇÃO E NECESSIDADE

O armazém de produtos pode estar localizado na própria fábrica ou próximo ao mercado consumidor. É importante verificar que em situações nas quais a empresa possui diversas fábricas, e que cada fábrica produz uma parte da linha de produtos da empresa, a existência de um CD se torna necessária para que se possam
consolidar cargas dos diversos clientes. Seria muito oneroso que cada fábrica expedisse separadamente seus produtos diretamente aos clientes.

As políticas de serviço ao cliente, tais como entrega em 24hs, podem exigir armazéns regionais para reduzir os custos de atingir este padrão. As condições de mercado em mudança podem também tornar necessária a existência de um estoque de produtos próximo ao cliente, principalmente porque as empresas não podem prever com exatidão a demanda do consumidor e o momento da colocação do pedido.

Ao manter um nível maior de estoques em armazéns, a empresa pode atender de imediato as demandas inesperadas. Podemos caracterizar três tipos de estratégia de localização: estratégia de posicionamento no mercado, posicionamento da produção e posicionamento intermediário:

a) A estratégia de posicionamento no mercado localiza armazéns perto do cliente final. Isto maximiza os níveis de serviço ao cliente.

b) O posicionamento perto dos locais de produção não proporciona o mesmo nível de serviço que o armazém posicionado próximo ao mercado.

c) O posicionamento intermediário, como o próprio nome diz, está localizado num local intermediário entre a fonte de produção e o mercado consumidor.

Os fatores que influenciam as políticas de armazenagem de uma empresa podem ser:

• Disponibilidade de capital
• Características dos produtos
• Sazonalidade da demanda
• Uso de programas Just in Time
• Condições econômicas...

Funções da Armazenagem

A armazenagem tem três funções básicas: movimentação, estocagem e transferência de informações.

Movimentação

A função movimentação diz respeito ao recebimento, transferência para o estoque, formação de carga e carregamento. Os equipamentos utilizados na movimentação são: empilhadeiras elétricas, a gás ou combustível líquido, paleteiras, elevadores automáticos, esteiras rolantes, pequenos reboques puxados por tratores.

A atividade recebimento inclui o desembarque físico dos produtos no armazém, a conferência física e documental, o registro da entrada dos produtos no estoque.

A transferência é feita logo após a conferência, consistindo no movimento físico de transferir os produtos da área de recebimento para o local da estocagem.

A formação de carga consiste em agrupar as cargas de um veículo próximas ao local de embarque, com base nos pedidos recebidos.

A expedição (embarque) consiste no carregamento dos veículos, conferência da documentação com a carga a ser expedida e a baixa do estoque.

Estocagem

A estocagem consiste na guarda do produto dentro do armazém, visando a uma conservação segura do mesmo. É uma função estática, pois os produtos ficam estacionadas no local escolhido, aguardando o momento da sua retirada para serem expedidos.

A estocagem pode ser feita utilizando-se os seguintes modelos: Porta Palete, Blocado, Racks, Prateleiras, Câmaras Frias, Empilhamento...

Transferência de Informações

As informações fluem simultaneamente com as funções de movimentação e estocagem. Informações sobre níveis de estoque, locais de estocagem, recebimentos e expedições, pedidos dos clientes, datas de entrega dos pedidos são fundamentais para o gerenciamento de um armazém.

Projeto do armazém

O projeto ideal para uma empresa que produz determinados produtos deve variar por tipo de produto estocado, os recursos financeiros da empresa, o ambiente competitivo e as necessidades dos clientes. Outros aspectos que devem ser considerados são: custo da mão-de-obra, custos de equipamentos de movimentação, custo do terreno e custo de informação.

Por exemplo: a compra de um equipamento de movimentação mais caro, porém mais eficiente, pode afetar o tamanho do armazém.

A instalação de um sistema de esteiras transportadoras para reduzir custos de mão-de-obra e aumentar a produtividade pode afetar a configuração de um armazém.

Após uma análise de alternativas dos diversos modelos de armazéns, será definido aquele que melhor atender aos requisitos da empresa. Qualquer que seja o projeto escolhido para o novo armazém, o importante é que o espaço disponível seja utilizado em sua totalidade e da maneira mais eficiente possível.

Até a próxima aula!

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